Nada mais moderno que andar de bicicleta nos tempos atuais!
A popularização desse modo de transporte carrega muitas histórias, assim como a ABRADIBI (Associação Brasileira da Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Bicicletas, Peças e Acessórios), que participa do desenvolvimento da bicicleta no mercado brasileiro.
Fundada em 20 de março de 1995, a entidade foi fundamental para fortalecer este mercado e tornar a bicicleta mais acessível às pessoas. Sempre focada na competitividade do mercado de bicicletas, partes, peças e acessórios, a ABRADIBI ao longo dos seus 20 anos de atuação executou ações que exemplificam sua importância no setor de duas rodas.
No âmbito da mobilidade, no ano de 2005 foi fundado o Instituto Pedala Brasil (IPB), que marcou o encontro de entidades empresariais, cicloativistas e de toda a cadeia produtiva do setor em torno da popularização da mobilidade por bicicleta e seu uso intensivo como modo de transporte. O IPB cumpriu sua missão ao despertar o interesse de mais de mil municípios brasileiros na implantação de sistemas cicloviários. Hoje em dia o Ministério das Cidades, com o Programa Bicicleta Brasil, continua essas ações financiando e capacitando os municípios para esses projetos.
Na vertente da qualidade, desde 2006 a ABRADIBI tem atuado junto ao INMETRO no programa de certificação de conformidade, participando ativamente na elaboração dos Regulamentos Técnicos, capacitando e assessorando seus associados para o cumprimento das determinações, com base nas normas técnicas da ABNT.
Em prol da competitividade, em 2011, a associação ingressou no Grupo Setorial Duas Rodas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), responsável pelo estabelecimento da Política de Desenvolvimento da Competitividade.
Ainda, desde 2011, quando se acentuaram no governo federal as medidas radicais de protecionismo, a ABRADIBI tem se posicionado no sentido de esclarecer o impacto positivo (e não negativo) que as importações de partes e peças de bicicletas trazem à indústria nacional, bem como destacar a expressiva redução dos preços e melhoria da qualidade das bicicletas resultantes dessas importações.
Quando o assunto é concorrência e legalidade, já em 1997 a ABRADIBI firmou convênio com a Secretaria da Receita Federal para colaboração no monitoramento das importações. Essa parceria, que continua até hoje, possibilitou o combate à concorrência desleal, às práticas ilegais de subfaturamento, e desvio de nomenclatura.
Nos complexos assuntos tributários, além do esforço pela redução dos altos impostos que incidem na importação e comercialização, desde 2008 a ABRADIBI tem atuado de maneira constante junto ao governo do estado de São Paulo nas questões relativas ao regime de Substituição Tributária do ICMS. Além de coordenar a cada ano as pesquisas de preços que demonstram as margens de valor agregado do setor, a ABRADIBI atuou de forma assídua no convencimento às autoridades tributárias da SEFAZ/SP para retirar o setor desta injusta sistemática, de forma a evitar a bitributação das empresas adotantes do Simples Nacional como regime tributário. Tudo leva a crer, que neste ano de 2015, importante decisão do governo paulista ocorra neste sentido.
E por último, em reconhecimento à eficiência e inovação das empresas do setor, a ABRADIBI instituiu em 1997 o Prêmio ABRADIBI de Qualidade.
E em 2006 promoveu o Prêmio IPB de melhores políticas, práticas e projetos municipais em prol da mobilidade por bicicleta.
Esta é, em resumo, a história da ABRADIBI, que comemora neste ano de 2015 20 anos de trabalho sério, com muito profissionalismo.
E muito há que se fazer no futuro...