XIAMEN TEM A MAIOR CICLOVIA ELEVADA DO MUNDO

XIAMEN TEM A MAIOR CICLOVIA ELEVADA DO MUNDO

A construção de ciclovias elevadas sempre foi apresentada como a grande solução para os graves problemas de congestionamento em grandes cidades. Assim foi o projeto da sky Cycle, de Londres, e tantos outros apresentados por estúdios de arquitetura. A cidade de Xiamen, no sudeste da China, já colocou em teste a sua ciclovia elevada que está interligada a 13 estações de ônibus e de metrô e é a maior do mundo

 

No inicio de 2017 a cidade de Xianen, iniciou os testes da maior ciclovia elevada do mundo, com 7,6 quilômetros. O projeto é do escritório dinamarquês Dissing+Witling, o mesmo que criou a Bicycle Snake, uma passarela inaugurada em 2014 em Copenhague.
Segundo o estúdio que desenvolveu o projeto, a ciclovia de Xianen deve inspirar as pessoas a priorizarem alternativas sustentáveis de transporte, por esse motivo, ao longo da ciclovia há 13 conexões com pontos de ônibus ou estações de metrô que ligam três centros financeiros e cinco bairros residenciais da cidade.
Grande parte da ciclovia elevada passa por debaixo de uma via expressa reservada para ônibus (BRT) , assim os ciclistas podem fazer seu percurso protegidos. São onze acessos interligados às estações do BRT e que facilmente se pode chegar pedalando, pois os acessos são em forma de espiral.
A ciclovia tem estações de compartilhamento para o aluguel de bicicletas que podem ser devolvidas em vários pontos da cidade. A pista tem capacidade para atender 2000 ciclistas por hora e é toda monitorada por sensores, quando se atinge o volume máximo de pessoas circulando, os portões e rampas de acesso se fecharão para dar vazão ao fluxo de bicicletas e pedestres. A parte mais alta do percurso fica a quase 5 metros do chão e toda a estrutura tem guarda-corpos elevados e iluminação. A velocidade de circulação atende o padrão internacional para ciclovias que é de 25 km/h.
A novidade teve boa recepção por parte dos moradores locais, estima-se que já no primeiro semestre deste ano tenham circulado pela ciclovia mais de 3.5 milhões de pessoas.

Fotos: Dissing+Witling - Xinhua

( Agência Xinhua)

Admin

30 Março 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

Fabricantes europeus estão fazendo um movimento de retorno, levando suas produções para mais perto da sua rede de distribuição na Europa. Agilidade nas entregas e possibilidade de atender a costumização estão sendo levados em conta por grandes players do setor