Uso da bicicleta como meio de transporte é debatido em congresso

Uso da bicicleta como meio de transporte é debatido em congresso

Uso da bicicleta como meio de transporte foi relegado à periferia. Esta é a opinião de alguns especialistas convidados durante a mesa redonda de abertura do congresso “Inclusão social, sustentabilidade, saúde e mobilidade urbana”, que acontece até hoje, 17, à noite, na Faculdade de Tecnologia e Ciências, promovido pelo Pedala Feira. 

Em Feira de Santana existe ciclovia nas avenidas Presidente Dutra e na Francisco Maia, mais uma ciclofaixa na avenida Noide Cerqueira. Ciclovias estão sendo construídas nas avenidas Getúlio Vargas e Ayrton Senna. No projeto BRT consta um destes equipamento em toda extensão da avenida Maria Quitéria. 

“O que será amplamente debatido é como utilizar a bicicleta como meio de transporte”, afirmou o coordenador do evento, Mateus Moreira. 

Celso Sakuraba, do Ceará, que será um dos palestrantes desta noite, afirmou que o equipamento sempre foi usado como meio de transporte. Para o coordenador da 3ª Ciretran, Sílvio Dias, o uso da bicicleta influencia diretamente na questão ambiental. 

Rodrigo Moreira, de Feira, o custo para a implantação de ciclovias e ciclofaixas não é alto. “Uso da bicicleta está relacionado à mudança de comportamento e mudar a cultura não é fácil. Deve começar pela educação básica”. 

Para Daniel Bargdever, de Salvador, a segurança no trânsito para os ciclistas depende da quantidade de pessoas que usam a bicicleta. Para ele, o relacionamento entre os motoristas e os ciclistas locais é bom, porque não há agressão por parte de quem está guiando os carros.

(Portal Prefeitura Municipal Feira de Santana)

Admin

17 Março 2016

Mobilidade

Comentários

Destaque

Alunos da Universidade Federal do Espirito Santo – UFES - estudaram por mais de 4 meses as ciclovias de Vitoria. O resultou em quatro projetos que foram apresentados no seminário E aí, vamos de Bike?