Na cidade turca de Kilis, vizinha à fronteira com a Siria, o prefeito da cidade, Hasan Kara, criou uma iniciativa que está envolvendo os cidadãos e às muitas famílias de refugiados que fizeram a população local mais do que dobrar em um curto espaço de tempo, com isso há mais sírios do que turcos, e nas ruas ouve-se mais a língua árabe e o comércio local adaptou-se à nova realidade.
Kilis já foi bombardeada pelo Isis, pelo Daesh e pelo grupo militarizado curdo YPG, numa luta contra o exército turco. A proposta tem como objetivo a recuperação do sentimento cívico e também a de garantir melhor infraestrutura e um ambiente habitável.
O prefeito, Hasan Kara, quer que Kilis seja vista não como uma cidae dilacerado pelo conflito, mas que abriu suas portas para os refugiados. Como parte disso, a Kara embarcou em uma série de projetos cívicos e de infraestrutura destinados a criar um ambiente habitável. Desse projeto a ação que ganhou mais destaque é a de doação de mais de 4 mil bicicletas, a ideia é a distribuição de 15 mil.
Para ganhar uma bicicleta, a crianças deve cumprir três tareafas: fazer com que um parente deixe de fumar, manter boas notas escolares altas e melhorar as médias nas matérias que tem dificuldades e também se comprometer a pedalar ao menos uma hora por dia.
A cidade que tinha uma população que preferencialmente se deslocava em veículos motorizados como motos e ciclomotores, começou um trabalho de implantação de ciclovias. Já foram construídos 6,5km com fundos do governo turco, mas a proposta é ao menos atingir a marca de 32 km e para isso o prefeito está pedindo a colaboração da União Europeia.
Em declaração para o jornal britânico The Guardian, o prefeito declarou: "Nos apoiem e deixem-nos fazer desta uma cidade modelo, uma de bicicletas e estilo de vida saudável, com uma cultura de coexistência. Talvez Kilis se torne uma cidade de bicicletas, como aquelas na Holanda”.
“Até agora, distribuímos mais de 4 mil bicicletas e nossa meta é distribuir pelo menos 15 mil”, explica Hasan Kara, e acrescentou. “Demos prioridade ao projeto das bicicletas porque o uso de motocicletas e carros é muito comum. Agora já vemos crianças a fazer o caminho para a escola de bicicleta".
(The Guardian)
18 Dezembro 2018
Mobilidade