TROCA-SE CIGARROS POR BICICLETAS - SE UM FAMILIAR DEIXA DE FUMAR UMA CRIANÇA GANHA UMA BICICLETA

TROCA-SE CIGARROS POR BICICLETAS - SE UM FAMILIAR DEIXA DE FUMAR UMA CRIANÇA GANHA UMA BICICLETA

Na cidade turca de Kilis, vizinha à fronteira com a Siria, o prefeito da cidade, Hasan Kara,  criou uma iniciativa que está envolvendo os cidadãos e às muitas famílias de refugiados que fizeram a população local mais do que dobrar em um curto espaço de tempo, com isso há mais  sírios do que turcos,  e nas ruas ouve-se mais a língua árabe e o comércio local adaptou-se à nova realidade.

Kilis já foi bombardeada pelo Isis, pelo Daesh e pelo grupo militarizado curdo YPG, numa luta contra o exército turco. A proposta tem como objetivo a recuperação do sentimento cívico e também a de  garantir melhor infraestrutura e um ambiente habitável. 

O prefeito, Hasan Kara, quer que Kilis seja vista não como uma cidae dilacerado pelo conflito, mas que abriu suas portas para os refugiados. Como parte disso, a Kara embarcou em uma série de projetos cívicos e de infraestrutura destinados a criar um ambiente habitável.  Desse projeto a ação que ganhou mais destaque é a de doação de mais de 4 mil bicicletas, a ideia é a distribuição de 15 mil.

Para ganhar  uma bicicleta, a crianças deve cumprir três tareafas: fazer com que um parente deixe de fumar,  manter boas notas escolares altas e melhorar as médias nas matérias que tem dificuldades  e também se comprometer a pedalar ao menos uma hora por dia.

A cidade que tinha uma população que preferencialmente se deslocava em veículos motorizados como motos e ciclomotores,  começou um trabalho de implantação de ciclovias. Já foram construídos 6,5km com fundos do governo turco, mas a proposta é ao menos atingir a marca de 32 km e para isso o prefeito está pedindo a colaboração da União Europeia.

Em declaração para o jornal britânico The Guardian, o prefeito declarou: "Nos apoiem e deixem-nos fazer desta uma cidade modelo, uma de bicicletas e estilo de vida saudável, com uma cultura de coexistência. Talvez Kilis se torne uma cidade de bicicletas, como aquelas na Holanda”.

“Até agora, distribuímos mais de 4 mil bicicletas e nossa meta é distribuir pelo menos 15 mil”, explica Hasan  Kara,  e acrescentou. “Demos prioridade ao projeto das bicicletas porque o uso de motocicletas e carros é muito comum. Agora já vemos crianças a fazer o caminho para a escola de bicicleta".

 

 

(The Guardian)

Admin

18 Dezembro 2018

Mobilidade

Comentários

Destaque

Uma pesquisa independente que consultou mais de 14 mil pessoas em 10 países da Europa, revela que os europeus estão muito propensos a adotarem a bicicleta elétrica para seus deslocamentos ao trabalho