Ciro Biderman diz que não há como suprir toda a necessidade de transporte na capital apenas com a expansão do Metrô
O diretor da São Paulo Transporte (SPTrans), Ciro Biderman, acredita que a expansão do Metrô ocorre num ritmo insuficiente para suprir a capacidade de locomoção da população de São Paulo. Para ele, o sistema de desapropriação de terrenos e de licitação é muito lento no Brasil, o que prejudica o aumento da rede metroviária. A saída, na opinião de Biderman, é contar com o aprimoramento do sistema de ônibus para ter, num período de duas décadas, um transporte público eficiente.
Ele ainda ressalta que é necessário dividir ainda mais o espaço dos carros na capital paulista com bicicletas, pedestres e ônibus, a exemplo de outras grandes cidades no mundo. "Existe uma disputa pelo espaço público e até então os carros estavam ganhando. Apoiados pelos protestos, a gente começou a reverter esse jogo", afirma.
A entrevista foi gravada durante o Lemann Dialogue, uma conferência que reúne alunos bolsistas da Fundação Lemann das Universidades de Columbia, Harvard, Illinois e Stanford. O tema desta quinta edição foi "Inovando o setor público brasileiro".
O conteúdo integra a plataforma UM BRASIL, idealizada pela FecomercioSP, que nesta série conta com a parceria do Columbia Global Center no Rio de Janeiro e do Lemann Center for Brazilian Studies da Universidade Columbia.
As gravações aconteceram em Nova York, entre os dias 16 e 20 de novembro de 2015. Confira a íntegra da entrevista.
(Estadão)
25 Fevereiro 2016
Mobilidade