SOROCABANOS DA TERCEIRA IDADE PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA DE CICLISMO

SOROCABANOS DA TERCEIRA IDADE PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA DE CICLISMO

Na cidade de Sorocaba várias ações vem sendo realizadas para incentivar seus cidadãos a uma vida mais saudável por meio da bicicleta. Recentemente uma turma do Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva” participou de uma aula prática da Escola do Pedala da Terceira Idade.

A ação faz parte do Programa Mobilidade na Terceira Idade, realizado pela Urbes – Trânsito e Transportes em parceria com a Secretaria de Igualdade e Assistência Social da cidade de Sorocaba.  Após ensinar os idosos a andar de bicicleta, e de aprimorar as habilidades daqueles que já sabem pedalar, a ação tem por objetivo a formação de  um grupo de ciclistas desta faixa etária que tenha consciência  da maneira correta de pedalar nas ciclovias e de mais vias da cidade, promovendo uma melhor qualidade de vida  a por meio da atividade física.

Nas aulas práticas os alunos da terceira idade aprendem a manter o equilíbrio na bicicleta e a pedalar seguindo um trajeto completo, recebendo instruções sobre como frear e fazer curvas. Na parte teórica do curso, recebem orientações  sobre leis de trânsito envolvendo bicicletas, explicações sobre o compartilhamento das vias com diferentes modais, noções de segurança pessoal e coletiva. O ponto principal dessas aulas é a de fortalecer a  importância da prática regular de exercícios físicos e possibilidade de transporte por intermédio das bicicletas.

Fotos: Zaqueu Proença

(Agência Sorocaba de Notícias/SECOM)

Admin

27 Novembro 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

Na última terça-feira (20/02) foi a presentada a Bike Brasil, novo nome da Brasil Cycle Fair. Dois dias depois, na quinta-feira (22/02) a Shimano anunciou a sua “nova casa” para o seu já tradicional festival da bicicleta: o Memorial da América Latina. O setor terá um segundo semestre agitado com a realização desses dois importantes eventos que movimentarão o setor