Lançando no segundo semestre de 2017, o Bikxi é conceitualmente um serviço de transporte compartilhado feito em bicicletas tandem ou bicicletas de duplas. Para facilitar a compreensão pode-se dizer que trata-se de um serviço de táxi a pedal.
O serviço está disponível na capital paulista e para o transporte são utilizadas bicicletas elétricas dois lugares (um para condutor e o outro para o passageiro.
As tandem’s são conduzidas por profissionais previamente treinados e circulam somente em ciclofaixas e ciclovias para garantir mais segurança e conforto aos passageiros. Ao passageiro ainda é consentido pedalar ou não com o Bikxer (condutor), é uma questão de “gosto do freguês”.
O serviço da Bikxis é oferecido em uma rota de ciclovias paulistanas com mais de 20 km de extensão. O trecho vai desde o CEAGESP até a Ponte do Morumbi, passando por importantes avenidas como Faria Lima, Hélio Pellegrino, República do Líbano e Berrini. O passageiro pode embarcar ou desembarcar em qualquer ponto da ciclovia. Em breve o sistema também atenderá a ciclovia da Paulista-Vila Mariana.
O criador do sistema, Danilo Lamy, explica o conceito desse meio de transporte: “O objetivo da Bikxi é transformar seu deslocamento diário em algo prazeroso, longe do stress do trânsito, podendo viver mais a cidade através de um novo ponto de vista. Por estarmos na ciclovia, não pegamos congestionamento e com isso conseguimos chegar em até metade do tempo que levaria de carro ou ônibus. Além disso, ao andar de Bikxi você contribui na redução da poluição e no desenvolvimento de uma cidade mais sustentável”.
Para utilizar o sistema é preciso baixar um aplicativo disponível para os sistemas Android ou iOS e para utilizar o cliente solicita a sua viagem e informa sua localização e destino. Feito isso, a plataforma revela o caminho até o ponto de encontro da rota mais próxima. O passageiro também pode solicitar uma Bikxi diretamente na ciclovia, sem o aplicativo, como se estivesse chamando um táxi livre.
Recentemente a Argo Seguros que também atua no ramo de seguros de bicicletas de alto valor agregado (acima de R$ 3 mil) investiu no patrocínio da Bikxi colocando sua logomarca em todos os capacetes, itens de segurança obrigatórios, que são utilizados pelo condutor da bicicleta e pelo passageiro durante o trajeto.
“Decidimos patrocinar essa iniciativa não apenas porque se trata de uma solução inovadora, mas também pela tecnologia envolvida. Essas duas características tem muito em comum com a Argo Seguros, uma companhia que se utiliza da tecnologia para também oferecer soluções diferenciadas em seguros”, explica Fernando Cantreras, coordenador de marketing.
Fotos: Carlos Alkmin
(SEGS-Bikxi)
08 Janeiro 2018
Mobilidade