SEGUNDO MAIOR ESTACIONAMENTO DE BICICLETAS DO MUNDO É INAUGURADO NA HOLANDA

SEGUNDO MAIOR ESTACIONAMENTO DE BICICLETAS DO MUNDO É INAUGURADO NA HOLANDA

Segundo a Embaixada Holandesa de Ciclismo,   acaba de ser inaugurado o segundo maior estacionamento público de bicicletas da Holanda, localizado na ‘Koningin Julianaplein’ – Praça Rainha Juliana – junto à Estação Central Den Haag – Haia. Esse estacionamento fica atrás, apenas, da garagem subterrânea da cidade de Utrecht, que tem a capacidade para 12.500 bicicletas.

“Quase metade dos nossos viajantes chega à estação de bicicleta” destaca Magdalena Piotrowska, diretora da região sul da NS Dutch Railway - Companhia Holandesa de trens.  “Nos últimos anos, não havia espaço suficiente para estacionamento nesta estação. Por isso estamos muito felizes com este belo e espaçoso estacionamento”, comemorou Piotrowska.

Haia quer se tornar uma cidade real para a bicicleta, porque pedalar é saudável, limpo e fácil. A combinação de bicicleta e trem contribui para a mobilidade sustentável e a acessibilidade de Haia.

O novo estacionamento possui uma área com o tamanho de  pouco mais de um campo e meio de futebol  e  tem espaço para 7.000 bicicletas que podem ser estacionadas com facilidade, segurança e gratuitamente nas primeiras 24 horas. Também há espaço para bicicletas cargueiras, bicicletas com cadeiras para transporte de crianças além das 700 bicicletas para compartilhamento.

O espaço foi desenhado para valorizar a arquitetura da cidade e graças às paredes de vidro da garagem é possível ver prédios famosos de Haia, da arquitetura antiga à de vanguarda, formando uma base de uma imagem continua em toda a parede de vidro que envolve o estacionamento.

Os elementos da fachada de 17 edifícios icônicos estão sutilmente entrelaçados em aproximadamente 1,040 metros quadrados com aparência de contrastes escheriana. Ao pedalar ao longo dessa fachada é possível ter a experiência do horizonte da cidade se movendo de forma fluida.

Os ciclistas tem acesso ao estacionamento através de um dos seis transportadores rolantes. No térreo está localizada uma grande área de recepção, e após o check-in é possível ir pedalando até o local de estacionamento gratuito. A sinalização pontilhada no chão e no teto é intuitiva e leva o usuário a segui-las automaticamente. A sinalização verde é para ciclistas e a amarela para os pedestres. As cores claras e o amplo espaço sem paredes e a boa iluminação garantem uma boa segurança social. É possível circular de forma segura pelo estacionamento sem espaços escondidos ou becos sem saída longos.

O estacionamento funciona com um sistema de ‘check-in / check-out' onde os usuários podem pagar de várias maneiras, os cidadãos locais pode utilizar o cartão de transporte público. O estacionamento é gratuito nas primeiras 24 horas. Por meio de um código QR, o usuário pode se lembrar de onde deixou sua bicicleta. O estacionamento fica aberto até quinze minutos após a chegada do último trem.

(Dutch Cycling Embassy)

Admin

01 Julho 2020

Mobilidade

Comentários

Destaque

A procura por informações para os seguros de bicicletas disparou 162% no segundo trimestre ante os três primeiros meses do ano e as vendas efetivadas desses seguros subiram 38% no mesmo período