SALVADOR TEM UMA NOVA CICLOVIA DE 12 KM

SALVADOR TEM UMA NOVA CICLOVIA DE 12 KM

Os soteropolitanos ganharam mais 12 quilômetros de ciclovias. O novo trecho,  foi inaugurado no mês de julho e fica no canteiro central da Avenida Paralela e está integrado à linha 2 do Metrô, as pistas possuem 2,60 metros de largura, seguindo o padrão das pistas da cidade. Ao lado da ciclovia foi construída uma pista de caminhada e corrida de  2,50 m de largura, o que garante maior segurança para pedestres.

O percurso de 12 quilômetros, que tem início na altura do Hospital Sarah e segue até a Estação Mussurunga de Metrô, é sinalizado com marcos quilométricos e tem iluminação cênica e direcional em LED, com postes a cada 22 metros. As pistas são integradas a todas as passarelas que ligam as estações de metrô e entornos, e atendem às normas técnicas de acessibilidade.

Para a segurança dos usuários, foram instalados elementos de proteção como barreiras, defensas metálicas e guarda-corpos. Os equipamentos esportivos integram o projeto paisagístico e urbanístico da Avenida Paralela proposto no Contrato de Concessão do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

O paisagismo da avenida contemplou o plantio de cerca de cinco mil árvores no canteiro central e no entorno da avenida, o que representa um volume três vezes maior do que existia antes das obras, na proporção aproximada de cinco árvores plantadas para cada uma suprimida. Árvores de diversas espécies entre Ipês variados, Ingá, Pau-ferro, Pau-Brasil, Aroeira, Gameleira, Jacarandá-da-Bahia e Cedro, palmeiras variadas como Syagrus, Palmito-Jussara, Açaí, Coqueiro, Babaçu, Dendezeiro, Pati, Guariroba e Catolé, além de 200 mil arbustos foram plantados no local. A CCR Metrô Bahia também fez o transplantio de 400 árvores, o dobro do exigido na compensação ambiental.

Para incentivar a utilização da bicicleta para deslocamentos mais longos e apostando na intermodalidade com o Metrô, foram instalados bicicletarios nas estações Aeroporto, CAB, Imbuí, Detran, Acesso Norte, Bonocô, Retiro, Bom Juá e Pirajá. Outros sete bicicletários seguem em fase de implantação no sistema metroviário e o serviço é gratuito. Nos finais de semana e feriados, os ciclistas podem embarcar levando suas bicicletas nas nos trens, obedecendo as instruções e normas de segurança.

Durante a inauguração, o governador Rui Costa, apontou para a importância da utilização da bicicleta e falou da interligação das ciclovias da cidade: “É importante que as pessoas possam se habituar a pedalar, as grandes avenidas que estamos construindo têm ciclovias, incentivando uma infraestrutura que estimule esta prática saudável. Aqui, estamos interligando estas ciclovias às das avenidas Pinto de Aguiar e Orlando Gomes e, num futuro breve, vamos integrar também às avenidas 29 de Março e Gal Costa”.

fotos: Manu Dias/GOVBA

(Secom-BA/G1)

Admin

25 Julho 2018

Mobilidade

Comentários

Destaque

A crescente popularidade das e-bikes e dos veículos elétricos leves pessoais (PLEV’s) e a entrada em vigor da norma europeia EN15194 exigem uma maior especialização do mercado. Para atender as exigências legais, uma organização alemã acaba de inaugurar um novo laboratório para atender as demandas da indústria que precisa produzir bicicletas elétricas dentro dos padrões legais