O crescente uso de patinetes elétricos e serviços de carona está transformando a maneira como nos movemos nos centros urbanos - mas caminhar, andar de bicicleta e transporte público continuam sendo a melhor maneira de melhorar a mobilidade sustentável nas cidades, de acordo com um relatório da Agência Europeia do Ambiente (EEA) publicado no início do mês de fevereiro. O informe sobre os impactos ambientais e climáticos dos transportes conclui que as emissões de gases de efeito estufa dos transportes continuam a aumentar, à medida que a demanda por mobilidade na Europa continua crescendo.
O relatório ainda aponta que, apesar da ascensão dos aplicativos de compartilhamento de patinetes eletro-eletrônicos e de carona em países onde eles estão legalizado, a bicicleta, caminhada e o transporte público continuam a sendo as melhores maneiras de melhorar a mobilidade sustentável nas cidades.
A Agencia Europeia do Ambiente (EEA-European Environment Agency) explica: “Os esquemas de compartilhamento de patinetes eletrônicos parecem atrair usuários que, de outra forma, teriam feito seus trajetos caminhado ou usado transporte público. Embora o uso de patinetes elétricos compartilhadas gere poucos impactos ambientais diretos, suas credenciais ecológicas podem ser questionadas pelos impactos negativos substanciais associados a seus materiais, fabricação e coleta frequente para fins de recarga. Da mesma forma, estudos mostram que aplicativos de carona como Uber ou Lyft fazem pouco para reduzir emissões ou congestionamentos e realmente afastam as pessoas do transporte público”.
A Agência também constatou que as emissões provenientes do transporte continuaram a aumentar em toda a Europa e reitera que, para viagens curtas pela cidade, andar de bicicleta e caminhar “oferece os maiores benefícios para a saúde humana e o meio ambiente nas áreas urbanas”.
O relatório ainda aponta: "A mudança para caminhadas, ciclismo e transporte público será crucial para que a Europa cumpra suas metas e objetivos de sustentabilidade de longo prazo no âmbito do Acordo Verde Europeu proposto pela Comissão Europeia em dezembro de 2019".
Outras informações apontadas no relatório:
Fotos: Visual Hunt / Divulgação
(Fonte: European Environment Agency)
07 Fevereiro 2020
Mobilidade