Após reformas que levaram mais e dois meses a pista de bicicross do Parque Santana, em Recife foi reaberta para treinos e competições. A reabertura se deu com a disputa da 4ª etapa do Campeonato Pernambucano que contou com a participação de 150 pilotos, com idades entre os 5 e 55 anos, distribuídos em 16 categorias. Além de pilotos do Pernambuco, estiveram presentes competidores do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, dando ao estadual organizado pela Federação Pernambucana de BMX um ar de competição regional.
A reforma da pista teve um custo de R$ 45 mil e foi financiada pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. O traçado foi todo redesenhado e a pista ficou mais técnica e exigente, deixando de ser uma pista para diversão e passando a ser uma pista adequada para receber competições
Envolvido no projeto, Vandré Vital, atual presidente da Federação Pernambucana de BMX, disse que a abertura da pista é um marco para os atletas recifenses, já que muitos deles precisavam se deslocar a outras cidades para treinar e aprimorar a técnica em traçados mais exigentes. “Com a reforma, o espaço passa a se encaixar no regulamento do Campeonato Pernambucano, o que melhora muito a qualidade do treinamento dos atletas”, afirmou.
A nova pista de BMX de Recife, fica no Parque Santana-Ariano Suassuna , em Casa Forte, às margens do Rio Capibaribe, o espaço com 63 mil metros quadrados ainda é pouco conhecido apesar e ter sido inaugurado em 2012. A proposta é oferecer uma nova opção de lazer para as famílias da Zona Norte, diminuindo a concentração de pessoas no Parque da Jaqueira, principalmente nos fins de semana.
Fotos: Andréa Rego Barros/PCR
(Prefeitura da Cidade do Recife)
16 Novembro 2017
Mobilidade