Quer trabalhar ou estudar de bicicleta? Veja dicas antes de sair por aí

Quer trabalhar ou estudar de bicicleta? Veja dicas antes de sair por aí

Confira o que você deve saber antes de sair pedalando por aí

São quase 15 quilômetros diários de mais saúde e disposição para a assessora parlamentar Andrea Nunes. Há cinco meses, ela vai de bicicleta da Glória, em Vila Velha, ao bairro Bento Ferreira, em Vitória, onde trabalha. Mas antes de pegar a bike e sair pedalando, ela buscou algumas informações. E se você também quer cultivar esse hábito saudável, fique atento para ser um ciclista iniciante antenado.

Para começar, bons motivos não faltam - os benefícios de usar a bike diariamente abrangem vários aspectos. “Exercício físico sempre traz mais felicidade. E, com a bicicleta, você conhece melhor a cidade onde mora. Também tem os fatores ambientais, como a redução dos poluentes emitidos pelos carros”, comenta o cicloativista Rafael Darrouy. Além disso, é uma ótima maneira de arejar a mente e ganhar mais disposição. 

Ficou convencido? É o momento então de descobrir como funciona esse meio de transporte. Nada de sair por aí sem saber para que serve o guidão, o quadro, o garfo, entre outros. “Você tem que conhecer a bike, como o motorista deve conhecer o carro”, reforça Rafael.

Sem contar que a garrafinha de água também não pode faltar. Hidratação é fundamental, e essa regra é seguida à risca por Andrea. “Água nunca falta. Tenho sempre uma garrafa comigo”, conta.

Rafael Darrouy dá outras dicas para quem vai começar a pedalar. Confira.

Para o ciclista iniciante

Recomendações
Conheça sua bike
Assim como um carro ou uma moto, você precisa saber o funcionamento da “máquina”. Conheça as funções básicas de cada parte dela.

Vá com calma!
Para se adaptar aos poucos, comece a praticar a atividade no fim de semana para ir se acostumando com os carros e também com as regras do trânsito.

Confira a bicicleta
Veja sempre se o câmbio, os freios, a corrente e os pneus estão funcionando direito para evitar acidentes.

Tenha um bagageiro
Andar com a mochila nas costas pode aumentar o suor durante a pedalada. Para evitar aquele cheiro desagradável no trabalho ou em outro compromisso, além do peso nas costas, coloque um bagageiro na parte traseira da bike para guardar as bolsas.

Hidratação
Não se esqueça de levar a garrafinha de água. Hidratação é fundamental. Lembre-se também da capa de chuva para 
evitar imprevistos.

Nada de pneus vazios
Poucas coisas incomodam tanto um ciclista como um pneu vazio ou furado, principalmente se acontece durante o percurso. Por isso, tenha sempre com você uma bomba e uma câmera de ar reserva.

Fonte: cicloativista Rafael Darrouy

(Gazeta Online)

Admin

12 Fevereiro 2016

Mobilidade

Comentários