PROJETO DE CICLOTURISMO REVITALIZARÁ ANTIGO LEITO FERROVIÁRIO ENTRE JAGUARIÚNA E PEDREIRA

PROJETO DE CICLOTURISMO REVITALIZARÁ ANTIGO LEITO FERROVIÁRIO ENTRE JAGUARIÚNA E PEDREIRA

Uma parceria entre as prefeituras de Jaguariúna e Pedreira, pretende estimular o cicloturismo na região do Circuito das Águas com a ocupação do antigo leito ferroviário em trecho que liga as duas cidades. 

O projeto  batizado de ‘Trilhas da Mogiana’ pretende construir uma ciclovia sobre o leito férreo desativado que margeia o Rio Jaguari, entre os dois municípios, numa extensão de 11 km, sendo 5 km em Jaguariúna e o restante em Pedreira.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana de Jaguariúna, Josino Silva, que coordena o projeto na cidade, já foi feita a limpeza do local e o início da obra aguarda alguns trâmites burocráticos, como a cessão provisória de todo o trecho, que pertencia à extinta Fepasa, hoje patrimônio da União.

“Numa segunda fase do projeto, outra ciclovia ligará Jaguariúna a Santo Antonio de Posse e também utilizará o antigo leito da via férrea, numa extensão total de aproximadamente 12 km. O projeto ainda está em fase de planejamento”, informa Josino.

Ele lembra que o trajeto da linha entre as cidades é de “rara beleza”. “Já realizamos os trabalhos de limpeza de todo o trecho e o projeto prevê a iluminação do trajeto, além da instalação de câmeras de monitoramento. Será com certeza um grande atrativo turístico para os municípios”, diz o secretário.

BELEZA E HISTÓRIA
Além da beleza natural do trecho, que corta mata nativa à beira do Rio Jaguari, o local também faz parte da história das cidades. O trecho pertencia à Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Fundada em 1872 por produtores de café, a Mogiana inaugurou seu primeiro trecho, Campinas–Jaguariúna, em 1875, com a presença do Imperador Dom Pedro II.

Anos depois, chegou a Ribeirão Preto e estendeu um ramal para leste. Mais adiante, adquiriu pequenas ferrovias e construiu ramais na região norte do estado de São Paulo e na região sul de Minas Gerais.

 

(Prefeitura de Jaguariúna)

Admin

24 Novembro 2021

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um estudo divulgado no final do mês de fevereiro pelo Instituto Wupertal para Clima, Meio ambiente e Energia apresenta a importância da bicicleta na economia da Alemanha, empregando em 2019 nos diferentes setores do meio ciclístico cerca de 281 mil pessoas e gerando um volume de negócios, em 2018, da ordem de 255 bilhões de reais