Os policiais saem para suas rondas vestindo roupas comuns, como qualquer cidadão que pedala e percorrem algumas ruas das cidade procurando identificar os motoristas que costumam dar “finas educativas”, ultrapassam de forma perigosa ou se posicionam muito próximo do ciclista ou até aqueles que costumam ultrapassar o ciclista lhe dão uma fechada para fazer uma conversão, ao invés de esperar a passagem do ciclista para depois seguir.
Os policiais à paisana pedalam bicicletas equipadas com câmeras para registrar e ter provas dos delitos de condução. Com a ocorrência registrada o policial em bicicleta se comunica com outra equipe de policiais que está nas ruas em motocicletas e estes farão a abordagem do motorista infrator.
Os motoristas flagrados cometendo infrações contra ciclistas – desde que não estejam dirigindo alcoolizados ou tenham dirigido de forma perigosa, serão obrigados a fazer um curso de reeducação voluntaria aonde receberão informações sobre os perigos enfrentados pelos ciclistas.
Como ferramenta didática as polícias de todo o Reino Unido estão utilizando os tapetes Close Pass aonde são demonstradas as distancias seguras para ultrapassagem de ciclistas
Com esse tipo de ação as autoridades acreditam que os motoristas se conscientizarão de que dirigiam seus veículos de forma descuidada ou perigosa ao não respeitarem a distância recomendada de 1,5 metro para a ultrapassagem.
Se o motorista infrator se recusar a passar pelo cursinho de reeducação, a infração é registrada em um relatório aonde são apontadas as faltas cometidas, como condução descuidada ou desatenciosa e recebera a pontuação em seu registro de motorista.
O Comissário de Polícia de Norfolk, Lorne Green, mostrou-se satisfeito em colocar a Operação Close Pass nas ruas , particularmente devido ao número de ciclistas gravemente feridos, nos últimos anos nas estradas do condado. "Esta operação é projetada para educar melhor os motoristas e para que eles estejam conscientes do espaço que eles precisam alocar ao passar os ciclistas. Trata-se de mudar o comportamento e mudar as atitudes. As operações Close Pass já foram implantadas com sucesso em outras cidades da Inglaterra onde o resultado direto foi a redução dos acidentes com ciclistas desde a sua introdução”.
O projeto parece bem interessante e com algumas adaptações bem que poderia ser implantado em algumas cidades do Brasil. A ideia é simples: um policial à paisana em bicicleta, uma câmera para registrar infrações e por perto uma equipe de policiais em moto para deter o infrator.
fotos: West Midland's Police
(Mundo Bici)
27 Outubro 2017
Mobilidade