Durante a segunda audiência pública realizada na primeira quinzena de agosto no auditório do Centro Cívico, sede da Prefeitura, foram discutidas novas propostas para o PlanMob, na ocasião, a prefeitura apresentou o projeto com uma proposta oficial para a ampliação do sistema cicloviário da cidade.
A participação popular nos debates foi uma das maiores em audiências públicas promovidas no local. Para o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, a audiência foi produtiva. "Tivemos uma participação recorde, de 187 pessoas e bastante diversificada. Isso mostra que o objetivo de envolver a população na discussão para a criação do PlanMob está funcionando", ressaltou.
Renato Morgado, do Observatório Cidadão, destacou a importância da Prefeitura em anunciar a inclusão das ciclovias no planejamento urbano e de mobilidade. "Para executar essa nova ciclovia, algumas vias deverão ser reestruturadas. Foi um avanço esse compromisso assumido publicamente, porque as discussões anteriores eram centradas no uso individual dos automóveis, em detrimento das outras possibilidades de mobilidade. É um indicativo de uma reorientação das Políticas Públicas de Mobilidade, que ainda precisa resolver a questão do custo do transporte coletivo para os usuários e a qualidade do serviço", afirmou.
"A cidade precisa ter bicicletários nas escolas, nos serviços de equipamentos públicos, nos terminais de ônibus. As discussões do Plano de Mobilidade também acabam convergindo com as do Plano Diretor de Desenvolvimento, também em revisão", disse Morgado
Ele ressaltou, ainda, que espera que a Prefeitura libere o quanto antes o texto do Plano de Mobilidade, para avaliação da sociedade. A Prefeitura informou, nesta quinta-feira (16), que o material exposto, já com as propostas apresentadas, será disponibilizado no site do Plano na próxima semana e, após a apresentação da minuta, será promovida uma nova audiência.
(Gazeta de Piracicaba - CCS)
24 2018
Mobilidade