PESQUISA QUER CONHECER CAMINHOS DO BLUMENAUENSE

PESQUISA QUER CONHECER CAMINHOS DO BLUMENAUENSE

Pesquisa quer conhecer caminhos do blumenauense

Por onde passa quando vai trabalhar? Para aonde vai? Como vai? Essas e outras perguntas serão respondidas por 20 mil habitantes de Blumenau que participarão de uma pesquisa que envolve o Plano de Mobilidade Urbana do município catarinense. A pesquisa servirá  como base para a tomada de decisões quanto a obras e alterações no trânsito.

Os dados coletados serão incluídos em um software que auxilia na previsão de impactos que podem ser causados em casos específicos  como construções e inversões de fluxo de veículos, por exemplo.

Todas as informações serão usadas a médio e longo prazo pela prefeitura para elaborar planos que envolvam questões de mobilidade, segundo a coordenadora do BID-Blumenau, Ritta Bruel.

“Quando você tem dados mais concretos é possível justificar desde alterações simples no trânsito até ter uma noção de viabilidade econômica de grandes projetos. Com tudo em mãos fica mais fácil mostrar para o Executivo os porquês para fazer mudanças” — explica Ritta.

A equipe responsável pela pesquisa é composta por 50 colaboradores do consórcio (formado pela brasileira Concremat e pela espanhola MCRIT) que visitarão 4,3 mil residências na cidade até o mês de setembro, prazo para conclusão da pesquisa intitulada “Origem-Destino Domiciliar”. Serão levados em consideração os hábitos de deslocamento dos blumenauenses e até mesmo o perfil socioeconômico dos moradores.

Essa pesquisa é um complemento a outras duas já feitas (uma que identificou o trajeto percorrido por automóvel nas vias da cidade e outra com foco nos destinos dos passageiros de ônibus) e está incluída no Plano de Mobilidade Urbana da cidade, aprovado em 2012. O contrato tem o valor de R$ 10 milhões com duração de dois anos – terminando em 2017 – e o montante é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID.

Fonte: Diário Catarinense foto: Marcelo Martins-Pref.Blumenau

(Diário Catarinense)

Admin

25 2016

Mobilidade

Comentários

Destaque

Fabricantes europeus estão fazendo um movimento de retorno, levando suas produções para mais perto da sua rede de distribuição na Europa. Agilidade nas entregas e possibilidade de atender a costumização estão sendo levados em conta por grandes players do setor