PARANÁ APROVA MAIS UMA LEI DE INCENTIVO AO CICLOTURISMO REGIONAL CRIANDO CIRCUITO NO LITORAL

PARANÁ APROVA MAIS UMA LEI DE INCENTIVO AO CICLOTURISMO REGIONAL CRIANDO CIRCUITO NO LITORAL

Aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná  a Lei 20.196 que institui o Circuito Cicloturístico do Litoral do Paraná

A Lei tem por objetivo incentivar a utilização da bicicleta e o turismo ecológico; valorizar a cultura, os atrativos turísticos e promover o desenvolvimento de atividades que movimentem a economia do litoral paranaense e dos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná, todos eles integranres do  Circuito Cicloturístico do Litoral.

Além dos benefícios econômicos o projeto vai nas diretrizes da promoção da mobilidade e acessibilidade e como resultado busca a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos por meio da promoção do lazer e da atividade física ligada ao cicloturismo.

Com a publicação da lei, cada um dos sete municípios que integram o o Circuito Cicloturístico do Litoral do Paraná poderá desenvolver as rotas que farão parte do traçado integrando-as com as dos municípios vizinhos além de implantar sinalização especifica.

Cabe também aos municípios formar Consórcios para a implantação, a administração, a manutenção e a gestão dos circuitos. Para levar adiante o projeto e está prevista a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada.

A Lei é de autoria dos deputados estaduais Marcio Pacheco, Nelson Luersen em parceria com Jorge Brand, mais conhecido por Goura e que vem se destacando por suas ações ligadas à mobilidade ativa.

O Circuito do Litoral paranaense é o terceiro a ser aprovado pela assembleia legislativa daquele estado. Em 2019 já tinham sido criados,  através de projetos de lei,  os Circuitos Cicloturísticos do Sudoeste do Paraná e do Alto Iguaçu. Também encontram-se em tramitação os Projetos de Lei estadual  256/19 que institui a Lei do Cicloturismo e o PL 160/19 que cria o Circuito Cicloturístico dos Campos Gerais. Um dos argumentos em defesa dos circuitos turísticos em bicicleta é que  O cicloturista diferencia-se do turista comum, pois seu objetivo não é simplesmente chegar ao destino final, mas aproveitar o caminho que geralmente consiste em estradas rurais e secundárias recheadas de atrativos naturais e culturais".

fotos: Pixabay

(Mundo Bici)

Admin

23 Junho 2020

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um engenheiro italiano desenvolveu um protótipo de uma bicicleta com rodas sem raios que pode ser dobrada como se fosse um guarda-chuvas. Feita de alumínio, a bicicleta foi criada por Gianluca Sada, que patenteou o sistema inovador de aros que dispensa os tradicionais raios das rodas comuns de bicicletas e motocicletas