OSLO SUBSIDIA COMPRA DE E-BIKES DE CARGA

OSLO SUBSIDIA COMPRA DE E-BIKES DE CARGA

Com a proposta de que os cidadãos deixem seus carros em casa, a prefeitura de Oslo criou um projeto aonde cidadãos de todas as classes sociais poderão ganhar um bônus de até 10 mil coroas norueguesas (aproximadamente R$ 3,700) para a compra de uma bicicleta elétrica, a proposta é para 8 modelos de bicicletas de carga e para transporte de pessoas.

A primeira parte do projeto foi iniciada em janeiro deste ano, e em menos de um menos de um mês,  o total da verba de R$ 1,9 milhões  já havia sido totalmente requerida pelos cidadãos.  As bicicletas elétricas de carga custam na Noruega entre R$ 5,1 mil e R$ 18,8 mil  ou seja que cada cidadão ainda terá que desembolsar, dependendo do modelo,  entre R$ 3,8 mil e R$ 10,2 mil. Outro projeto também está sendo desenvolvido para incentivar empresas e condomínios a investirem em e-bikes.

Essa ação da capital norueguesa aponta para dar soluções à proibição da circulação de automóveis no centro da cidade, que entrará em vigor em 2019. Mas antes disso,  os gestores da cidade estão preocupados com a qualidade do ar que se torna muito ruim no inverno , assim sendo, é muito comum a cidade proibir a circulação de veículos movidos a diesel para minimizar os efeitos da poluição do ar.

Além do bônus para a compra de e-bikes, a Noruega esta apostando na mudança do modal e para isso está investindo mais de R$ 2,15 bilhões em infraestrutura para a utilização da bicicleta.

Com um relevo mais duro e com condições climáticas mais adversas que as cidades europeias de Amsterdã ou Copenhague, a cidade de Oslo tem um grande desafio, daí a aposta nas e-bikes que possibilitam o transporte de pequenas compras da casa ou até para levar os filhos à escola. Em Copenhague, já é comum ver os pais pedalando uma bicicleta com um reboque para levar seus filhos pequenos à escola.

Fotos: Douze Cycles

(Citylab)

Admin

13 Março 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

O crescimento da frota de veículos movidos a eletricidade – incluídas as e-bikes está provocando um intenso movimento na busca por uma melhor destinação às baterias após seu ciclo de vida útil. Recentemente, a União Europeia destinou uma doação de 4,7 milhões de euros para dar início a um projeto que possibilitará a reciclagem, em larga escala, de baterias utilizadas em veículos elétricos