ONU DECLARA  O  3 DE JUNHO COMO DIA MUNDIAL DA BICICLETA

ONU DECLARA O 3 DE JUNHO COMO DIA MUNDIAL DA BICICLETA

A resolução declarando o dia 3 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta, foi adotada por um consenso de 193 estados membros durante a 72ª sessão ordinária da Assembleia Gera da ONU no passado 12  de abril. A declaração convida todos os Estados Membros e partes interessadas relevantes a celebrar e promover a conscientização sobre o Dia Mundial da Bicicleta.

"Estamos extremamente satisfeitos com esta declaração”, disse o Dr. Bernhard Ensink, Secretário Geral da World Cycling Alliance (WCA) e da Federação Europeia de Ciclistas (ECF) depois de ter feito campanha para um Dia Mundial da Bicicleta designado pela ONU desde 2016. “Ciclismo é uma fonte de benefícios sociais, econômicos e ambientais - e está unindo as pessoas. Esta declaração da ONU é um reconhecimento da contribuição do ciclismo para os objetivos de desenvolvimento sustentável ”, concluiu.  A WCA e a ECF, em 2015 entregaram um documento à ONU demonstrando que a bicicleta e o ciclismo atendem pelo menos 12 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, intitulado "Ciclismo nos Objetivos Globais".

A declaração aprovada pela ONU convida todos Estados Membros e partes interessadas  a dedicar atenção especial à bicicleta em estratégias de desenvolvimento transversais e a incluir a bicicleta em políticas e programas de desenvolvimento internacionais, nacionais e regionais. O Embaixador Aksoltan Ataeva, Representante Permanente do Turcomenistão junto às Nações Unidas, apresentou o projeto de resolução, co-patrocinado por 56 países, à Assembleia Geral para votação e este foi aprovado por consenso dos 193 estados membros. A Assembleia adotou a resolução, declarando o dia 3 de junho como o Dia Mundial da Bicicleta.

O documento tem uma abordagem muito ampla sobre a importância da bicicleta que já tem dois séculos de uso e que constitui um meio de transporte sustentável, simples, acessível, confiável, limpo e ecológico que contribui com a gestão ambiental e beneficia a saúde

(ECF - European Cyclist Federation)

Admin

18 Abril 2018

Mobilidade

Comentários

Destaque

A disputa comercial entre os Estados Unidos e China, e a mais recente contra a U.E. motivada por subsídios à indústria aeronáutica; os operadores do setor dos EUA também foram atingidos com a inclusão de bicicletas quadros e componentes nas ações do governo Trump que sobretaxam produtos desses países. Importadores dos Estados Unidos solicitaram exclusões tarifarias à representação comercial daquele país e tem obtido sucesso