NOVA ROTA CICOLOVIÁRIA INTERLIGA BAIRROS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

NOVA ROTA CICOLOVIÁRIA INTERLIGA BAIRROS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

Ampliar ciclovias e ciclorrotas para garantir mais segurança aos ciclistas e fazer sua efetiva interligação levou o sistema cicloviário de São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo a 175 quilômetros. O sistema foi recentemente incrementado com uma nova rota cicloviária com pouco mais de 8 quilômetros interligando 8 bairros da região leste do município. 

O sistema cicloviário GM, como vem sendo chamado, tem ponto de partida na Avenida General Motors, próximo ao viaduto da Vista Verde, e segue passando por condomínios, fábricas e armazéns, até a UPA Eugênio de Melo, onde pode se conectar, no distrito, com a ciclovia existente no cruzamento da Rua General Eugênio de Augusto Melo com a Estrada Velha Rio São Paulo.

Para a implantação do novo sistema, com trechos de ciclovia e ciclofaixa, foram realizados serviços de terraplanagem, nivelamento, drenagem, concretagem e sinalização de solo e horizontal. Rampas de acesso também foram instaladas em diversos pontos.

Somado aos trechos de ciclovia já existentes ao longo do trajeto, o novo corredor chega a mais de 10 quilômetros e permite acesso aos bairros Vista Verde, Santa Inês, Jardim Diamante, Jardim das Flores, Eugênio de Melo, Jardim Ipê, Jardim Itapoã e Galo Branco.

São José tem 175 quilômetros de sistema cicloviário, a cideade as obras viárias que já são projetas e construídas com ciclovias.

Ao todo, estão projetados mais 55 quilômetros de rota cicloviária na cidade. Já está em execução o sistema do bairro Chácaras Reunidas, que terá 5,4 quilômetros de extensão. Também estão em andamento as rotas na Avenida Rodolfo Castelli e Via Jaguari.

O pacote cicloviário também prevê a construção da ciclovia que vai ligar o Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica ao bairro São Judas Tadeu, em um percurso de 8 quilômetros. Além do projeto de ampliação do sistema cicloviário da Livio Veneziani, Via Oeste, Sebastião Gualberto, Cajuru, Bom Retiro, Anel Viário e Anel Viário Leste.

foto: Cláudio Vieira/PMSJC

(Secretaria de Mobilidade Urbana – PMSJC)

Admin

07 Novembro 2023

Mobilidade

Comentários

Destaque

Comissão considera infração gravíssima estacionar veículo em ciclovias O projeto original triplicava a multa aplicada ao motorista que estacionasse o veículo nesses locais