Quem utiliza a bicicleta em seus deslocamentos entre Olinda e o Recife, ou para quem pretende deixar o carro em casa ou trocar o ônibus pelas duas rodas ganhou mais uma opção de caminho com a inauguração de um trecho de ciclovia com 2,9 km entre a Fábrica Tacaruna e o bairro do Varadouro. O novo trecho faz parte do Eixo Cicloviário Camilo Simões.
O primeiro trecho do Eixo Cicloviário foi inaugurado em abril do ano passado, e liga o Marco Zero, no Bairro do Recife, à Fabrica Tacaruna, totalizando 5,1 km. Os dois trechos transformaram-se em uma importante conexão entre Olinda e Recife. Todo projeto do Eixo Cicloviário, quando concluído, deverá ter 33,8 km de extensão, beneficiando os municípios de Olinda, Recife, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu.
Ainda falta a conclusão de outros três trechos da ciclovia: entre o Varadouro até a ciclovia da PE-15; da ciclovia da PE-15 até a BR-101, no limite entre as cidades de Paulista e Abreu e Lima; e da BR-101 até Igarassu. O Eixo Cicloviário é uma ação entre o governo do estado de Pernambuco e prefeituras da região metropolitana do Recife.
Segundo dados levantados pela Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda em um período de testes de uma semana (entre 27/3 e 2/4) antes da inauguração do trecho Tacaruna-Varadouro de 2,9 km, cerca de 4.800 ciclistas utilizaram o novo trajeto. Os números foram coletados por dois contadores instalados em diferentes pontos da ciclovia.
Segundo o coordenador de Comunicação da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), Roderick Jordão: “É mais uma opção para quem sai de Olinda com destino ao Recife e vice-versa. A gente estima que com essa nova ciclovia, o cliclista gaste cerca de 30 minutos do Varadouro ao Marco Zero. Esse tempo é muito menor do que de carro ou ônibus nos períodos de pico no trânsito”, ressaltou Roderick que percorreu o trecho da ciclovia.
Fotos: Alice Mafra/PMO
( Prefeitura de Olinda)
12 Abril 2018
Mobilidade