NOVA OPÇÃO PARA PEDALAR ENTRE OLINDA E O RECIFE: INAUGURADA  CICLOVIA COM  2,9 KM

NOVA OPÇÃO PARA PEDALAR ENTRE OLINDA E O RECIFE: INAUGURADA CICLOVIA COM 2,9 KM

Quem utiliza a bicicleta em seus deslocamentos entre Olinda e o Recife, ou para quem pretende deixar o carro em casa ou trocar o ônibus pelas duas rodas ganhou mais uma opção de caminho com a inauguração de um trecho de ciclovia com 2,9 km entre a Fábrica Tacaruna e o bairro do Varadouro. O novo trecho faz parte do Eixo Cicloviário Camilo Simões.

O primeiro trecho do Eixo Cicloviário foi inaugurado em abril do ano passado, e liga o Marco Zero, no Bairro do Recife, à Fabrica Tacaruna, totalizando 5,1 km. Os dois trechos transformaram-se em uma importante conexão entre Olinda e Recife. Todo projeto do Eixo Cicloviário, quando concluído, deverá ter 33,8 km de extensão, beneficiando os municípios de Olinda, Recife, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu.  

Ainda falta a conclusão de outros três trechos da ciclovia:  entre o Varadouro até a ciclovia da PE-15; da ciclovia da PE-15 até a BR-101, no limite entre as cidades de Paulista e Abreu e Lima; e da BR-101 até Igarassu. O Eixo Cicloviário é uma ação entre o governo do estado de Pernambuco e prefeituras da região metropolitana do Recife.

Segundo dados levantados pela Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda em um período de testes de uma semana (entre 27/3 e 2/4) antes da inauguração do trecho Tacaruna-Varadouro de 2,9 km, cerca de 4.800 ciclistas utilizaram o novo trajeto. Os números foram coletados por dois contadores instalados em diferentes pontos da ciclovia.

Segundo o coordenador de Comunicação da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), Roderick Jordão: É mais uma opção para quem sai de Olinda com destino ao Recife e vice-versa. A gente estima que com essa nova ciclovia, o cliclista gaste cerca de 30 minutos do Varadouro ao Marco Zero. Esse tempo é muito menor do que de carro ou ônibus nos períodos de pico no trânsito”, ressaltou Roderick que percorreu o trecho da ciclovia.

Fotos: Alice Mafra/PMO

( Prefeitura de Olinda)

Admin

12 Abril 2018

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um engenheiro italiano desenvolveu um protótipo de uma bicicleta com rodas sem raios que pode ser dobrada como se fosse um guarda-chuvas. Feita de alumínio, a bicicleta foi criada por Gianluca Sada, que patenteou o sistema inovador de aros que dispensa os tradicionais raios das rodas comuns de bicicletas e motocicletas