Em tempos de restrição de circulação provocada pela pandemia do novo coronavírus – COVID19 – o prefeito da cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, dá um grande exemplo ao incluir as bicicletarias e bike shops entre os comércios que podem permanecer abertos durante a crise. As lojas de bicicletas foram consideradas essenciais para o transporte seguro e confiável.
Com a necessidade de muitas pessoas terem que se deslocar aos seus postos de trabalho, em muitos casos essenciais para o funcionamento da cidade, e também com o crescente volume de trabalhadores por aplicativos fazendo entregas de medicamentos e alimentos, a prefeitura da Filadélfia decretou que as lojas de bicicletas/bicicletarias são negócios essenciais e poderão ficar abertos durante a pandemia do Covid-19.
Ao divulgar a notícia o prefeito da cidade, Jim Kenney, declarou “É fundamental que as pessoas possam usar as bicicletas e que estas estejam em bom estado de conservação e manutenção. Conserte-as quando necessário”.
Porém a liberação só aconteceu após um movimento que reuniu lojistas e algumas associações que apresentaram o problema à administração pública, deixando claro que era necessário dar suporte às pessoas que estão utilizando a bicicleta neste período de quarentena. Por outro lado, as lojas estão limitando o acesso dos consumidores trabalhando com agendamento para entregas e retiradas, e mesmo para compra de componentes ou roupas ; segundo a maioria dos lojistas que estão trabalhando, as bicicletas passam por um rigoroso processo de limpeza para evitar a contaminação das pessoas.
fotos: Divulgação-Bicycle Coalition
(Bicycle Coalition)
19 Março 2020
Mobilidade