MALHA CICLOVIÁRIA DE SALVADOR CHEGA A 310 KM

MALHA CICLOVIÁRIA DE SALVADOR CHEGA A 310 KM

A extensão da rede cicloviária de Salvador avança com a implantação de mais 16km de espaços destinados à circulação de ciclistas com maior segurança. Com a ampliação dos novos trechos, a capital baiana passará a contar com cerca de 310 km de rede cicloviária (ciclovia, ciclofaixa e ciclorrotas) à disposição da população, dos quais aproximadamente 260 km foram implantados pela gestão municipal.

Em oito anos, a extensão total desses espaços teve um aumento de mais de 610%. Em 2012, havia apenas 38 km de vias para uso prioritário dos amantes da bicicleta na capital baiana.Este ano, os ciclistas poderão pedalar em novos espaços que foram implantados ou estão em fase de conclusão em vias de Patamares, na Paralela, na Avenida Carybé e na Avenida ACM.

“O processo de ampliação da rede cicloviária é contínuo. Queremos estimular o uso diversificado dos meios de transporte. Para isso, investimos em estruturas que garantam a segurança viária dos ciclistas. E pedimos que todos respeitem os espaços no trânsito”, explica o superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador), Marcus Passos.

Embora a adesão à bicicleta como meio de transporte seja notória, quem circula sobre duas rodas pela capital baiana ainda enfrenta um risco: o desrespeito de condutores de veículos motorizados. No primeiro semestre de 2021, a Transalvador registrou 61 acidentes envolvendo bicicletas que deixaram 49 pessoas feridas e tiraram a vida de outras quatro.

O número representa uma redução de 23% em comparação ao primeiro semestre de 2019, quando foram registrados 80 acidentes envolvendo ciclistas, mas um aumento em relação aos 57 acidentes do primeiro semestre de 2020, quando houve uma diminuição considerável na circulação de pessoas por conta da pandemia do coronavírus. Por isso, tão importante quanto viabilizar espaços propícios para a bicicleta é promover a conscientização e adotar comportamentos seguros no trânsito.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

(Fonte: Secom/Salvador)

Admin

24 2021

Mobilidade

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Destaque

O uso de freios a disco em bicicletas de estrada ainda está limitado pela entidade máxima do ciclismo e ainda se encontra em fase de testes, sendo liberado apenas para equipes Continentais, Continentais Profissional e World Tour em provas do calendário da UCI . Aqui no Brasil seu uso está proibido na grande maioria das provas do calendário