MACEIÓ RECEBE CICLOVIA DE 5 KM TOTALMENTE ARBORIZADA

MACEIÓ RECEBE CICLOVIA DE 5 KM TOTALMENTE ARBORIZADA

As mais de 300 mil pessoas que utilizam a bicicleta para seus deslocamentos em Maceió ganharam mais um novo trecho de ciclovia, com aproximadamente 5 quilômetros, ampliando a malha cicloviária da cidade para mais de 60 km.

Além do novo trecho de quase 5 km, ligando a Praça Centenário, no bairro Farol, até a entrada do Canaã, na Avenida Valentim Diniz, sendo 4,6 km de piso de concreto e 292 metros de piso de madeira,  entregues no mês de abril, já há um projeto para dar continuidade à ciclovia ampliando em mais 2,2 km que levarão a estrutura até o Jardim Petrópolis.

Para melhor orientar quem pedala, decks de madeira foram instalados em 20 pontos para preservar as raízes das árvores, mantendo um ambiente fresco e sustentável.

A ciclovia recebeu guarda-corpos em mais de 60 pontos, para proteger os ciclistas nas imediações mais próximas do tráfego de veículos automotores. Os itens de segurança foram instalados em pontos onde a ciclovia fica mais próxima da via e, consequentemente, dos carros, ou quando fica em nível mais elevado. A obra foi um investimento de mais de R$ 2 milhões.

“Entregar uma ciclovia de mais de 5 km, é um fato inédito fazer tantos quilômetros de ciclovia e manter as árvores. Foi uma obra feita com muito carinho, trabalho muito bem feito. Os ciclistas recebem um equipamento feito com muito carinho e mantendo a tradição para os ciclistas, porque não começamos nenhuma obra sem ter espaço para o ciclista”, disse o secretário de Infraestrutura de Maceió, Lívio Lima.

Com a ciclovia entregue, Maceió chega a mais de 60 quilômetros de malha cicloviária. Além da ciclovia da Avenida Fernandes Lima, a Prefeitura de Maceió vem instalando ciclofaixas em vários pontos da cidade, entre as entregas mais recentes estão as ciclofaixas do Torcedor, no Trapiche da Barra; do Trabalhador, na Rota do Mar, na Avenida Marília Mendonça, no bairro Canaã, no Eustáquio Gomes e no Benedito Bentes.

A previsão é que até o final deste ano, a capital chegue aos 100 quilômetros de espaços reservados para os ciclistas.

fotos: Jonathan Lins/Secom-Maceió

(SECOM - Maceió)

Admin

09 Maio 2023

Mobilidade

Comentários

Destaque

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprova PL que altera o Código de Trânsito Brasileiro para suprimir dos itens obrigatórios para a bicicleta a campainha e o espelho retrovisor do lado esquerdo