LISBOA CRIA FUNDO DE 3 MILHÕES DE EUROS PARA INCENTIVAR COMPRA DE BICICLETAS

LISBOA CRIA FUNDO DE 3 MILHÕES DE EUROS PARA INCENTIVAR COMPRA DE BICICLETAS

Pacote de incentivo à mobilidade da capital portuguesa terá 3 milhões de euros para financiar a compra de bicicletas convencionais, elétricas e cargueiras

 

Muitas cidades da Europa começam a apresentar seus planos e programas de incentivo à mobilidade pós-covid 19 levando em conta que por lá os transportes públicos, por lá estão circulando sem a possibilidade de capacidade máxima, isso tem levado as autoridades a buscarem novas alternativas para os deslocamentos e com isso os espaços públicos passarão por algumas transformações.

O plano das autoridades de Lisboa está apoiado em projetos já existentes como ‘A Rua é Sua’ e ‘Lisboa Ciclável’ e agora com a pretensão de evitar que os cidadãos utilizem massivamente os automóveis em seus deslocamentos pessoais, o que segundo as autoridades poderá provocar grandes congestionamentos e comprometer a qualidade do ar.

Em pauta o alargamento de calçadas, redução de velocidade em áreas residenciais,  expansão da malha cicloviária de Lisboa em mais de 200 km até o 2021, e criação mais áreas de estacionamentos públicos para bicicletas. O plano é abrir vagas para estacionar bicicleta em parques, estacionamentos e terminais de transporte público, e também em entidades de interesse público, como escolas, clubes esportivos e outras instituições.

O projeto da Câmara Municipal de Lisboa, foi além criou um Fundo de Mobilidade de 3 milhões de euros para financiar a compra de bicicletas, sejam elas tradicionais, elétricas ou cargueiras.  Para levar adiante esse projeto, será feita uma parceira com lojas da cidade que aderirem ao projeto. O valor do financiamento pode chegar a 50% do valor da bicicleta, obedecendo os seguintes limites: 100 euros para bicicletas convencionais – projeto exclusivo para estudantes e poderá financiar até 15 mil bicicletas, 350 para bicicletas elétricas  e 500 para incentivo à compra de  bicicletas de carga.

 

fotos: divulgação

(Mundo Bici)

Admin

09 Junho 2020

Mobilidade

Comentários