Pacote de incentivo à mobilidade da capital portuguesa terá 3 milhões de euros para financiar a compra de bicicletas convencionais, elétricas e cargueiras
Muitas cidades da Europa começam a apresentar seus planos e programas de incentivo à mobilidade pós-covid 19 levando em conta que por lá os transportes públicos, por lá estão circulando sem a possibilidade de capacidade máxima, isso tem levado as autoridades a buscarem novas alternativas para os deslocamentos e com isso os espaços públicos passarão por algumas transformações.
O plano das autoridades de Lisboa está apoiado em projetos já existentes como ‘A Rua é Sua’ e ‘Lisboa Ciclável’ e agora com a pretensão de evitar que os cidadãos utilizem massivamente os automóveis em seus deslocamentos pessoais, o que segundo as autoridades poderá provocar grandes congestionamentos e comprometer a qualidade do ar.
Em pauta o alargamento de calçadas, redução de velocidade em áreas residenciais, expansão da malha cicloviária de Lisboa em mais de 200 km até o 2021, e criação mais áreas de estacionamentos públicos para bicicletas. O plano é abrir vagas para estacionar bicicleta em parques, estacionamentos e terminais de transporte público, e também em entidades de interesse público, como escolas, clubes esportivos e outras instituições.
O projeto da Câmara Municipal de Lisboa, foi além criou um Fundo de Mobilidade de 3 milhões de euros para financiar a compra de bicicletas, sejam elas tradicionais, elétricas ou cargueiras. Para levar adiante esse projeto, será feita uma parceira com lojas da cidade que aderirem ao projeto. O valor do financiamento pode chegar a 50% do valor da bicicleta, obedecendo os seguintes limites: 100 euros para bicicletas convencionais – projeto exclusivo para estudantes e poderá financiar até 15 mil bicicletas, 350 para bicicletas elétricas e 500 para incentivo à compra de bicicletas de carga.
fotos: divulgação
(Mundo Bici)
09 Junho 2020
Mobilidade