LEIS RIGOROSAS LEVAM CICLISTAS JAPONESES À CONTRATAÇÃO DE SEGUROS CONTRA TERCEIROS

LEIS RIGOROSAS LEVAM CICLISTAS JAPONESES À CONTRATAÇÃO DE SEGUROS CONTRA TERCEIROS

Assustados por uma série de decisões judiciais determinando pagamentos exorbitantes de indenizações por danos causados por acidentes provocados por ciclistas, levou ao aumento pela procura de seguros que atendam à cobertura de acidentes contra terceiros por ciclistas no Japão; A Sompo Japan Nipponkoa Insurance Inc. efetivou  400 mil novos contratos de seguros para bicicletas desde o início do corrente ano fiscal, superando com facilidade o  total de aproximadamente 300 mil apólices de seguro contratadas no ano anterior.

O número de novos contratos de seguros para bicicletas cresceu 30% ano a ano na Tokio Marine & Nichido Fire Insurance Co. no ano fiscal de 2016 e 20% na Mitsui Sumitomo Insurance Co. no mesmo ano. Tais números de crescimento vigoroso também refletem o esforço do governo em promover a cobertura de seguros, disseram fontes ligadas ao assunto.

Uma decisão do tribunal distrital de Kobe, em julho de 2013, sobre um caso de acidente de bicicleta jogou água fria sobre ciclistas no país. No caso, um estudante do quinto ano de uma escola primária que andava de bicicleta colidiu com uma mulher, deixando-a inconsciente. O tribunal ordenou à mãe do menino o pagamento de uma indenização de cerca de 95 milhões de ienes.

A preocupação dos usuários de bicicletas também aumentou após o julgamento de um caso em que um ciclista atingiu e matou uma mulher que estava na faixa de pedestres, a indenização foi de 47 milhões de ienes

Na sequência dessas decisões, o governo de Hyogo, em outubro de 2015, estabeleceu seu primeiro decreto no país obrigando a que todos os usuários de bicicletas na província tivessem cobertura de seguro.

Embora o decreto não estipule penalidades contra os infratores, uma pesquisa realizada com  cerca de 4.000 ciclistas mostrou que 65% deles estavam cobertos por seguro desde junho deste ano, comparado a 60% no ano anterior. Os governos das províncias de Osaka e Shiga adotaram a mesma determinação em  2016.

Segundo fontes ligadas às seguradoras japonesas, a demanda por seguros para usuários de bicicletas poderá aumentar futuramente, visto que os governos da província e da cidade de Quioto, além do governo municipal de Kanazawa (Ishikawa), tornarão  obrigatório o seguro para bicicletas em abril do próximo ano.

fotos: Peter Thoerny via Visual hunt / CC BY-NC-SA  -   JuhaOnTheRoad via Visual hunt / CC BY-NC-SA

 

(Portal Mie)

Admin

23 Outubro 2017

Mobilidade

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