ITABIRA INVESTE EM INFRAESTRUTURA PARA INCENTIVAR O TURISMO EM BICICLETA

ITABIRA INVESTE EM INFRAESTRUTURA PARA INCENTIVAR O TURISMO EM BICICLETA

Estação Mountain Bike de Itabira com seu Circuito de Bicicletas Entre Parques – interligando 4 parques da cidade com suas belezas naturais e toda a poesia de Drummond tem previsão para visitação a partir de janeiro de 2021

Assim como em Conceição do Mato Dentro, onde foi implantada a primeira Estação Mountain Bike, o projeto está sendo conduzido pelo empreendedor e moutain biker Antônio Gonçalves, conhecido como Ticorico que fechou  parceria com a Prefeitura de Itabira e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a levar adiante o projeto batizado de Circuito de Bicicletas Entre Parques.

Os trabalhos já estão adiantados com a instalação das estruturas que darão apoio ao ciclista, como marcos de direção e sinalização, painéis informativos, estacionamento para as bicicletas, mesas para lanches e postes solares para recarga de bicicletas elétricas com previsão de conclusão até o fim de dezembro.

Segundo o empreendedor e idealizador do projeto “A cidade tem muito a oferecer aos turistas, tanto os convencionais como os de bicicleta, como atrativos temáticos urbanos, novos parques e belas trilhas e cachoeiras no Parque Alto do Rio Tanque, na bucólica Serra dos Alves”.  

Entre as várias opções de passeios por Itabira , estão os Caminhos Drummondianos, um percurso com pouco mais de 7 km que pode ser percorrido de bicicleta para conhecer alguns dos lugares de inspiração para as obras de Carlos Drummond de Andrade. Em cada ponto de parada uma placa poema além de referências aos fatos, personagens e locais que fizeram parte da vida do poeta, cronista e contista itabirano..

Dentro da área urbana do Circuito de Bicicletas Entre Parques, no centro da cidade está o Parque do Poço da Água Santa, o local é famoso por um poço de águas termais que brotam de fraturas nas rochas a grandes profundidas e que segundo a população local, teria propriedades medicinais. 

Ainda nas opções na área urbana da cidade, a pouco mais de 2 km do Centro, está o Parque da Mata do  Intelecto com 35 hectares, onde está localizado o Pico do Amor, um mirante onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade. Em períodos normais, sem as restrições da pandemia da Covid-19 o local recebe apresentações culturais, pois ali está localizado o Memorial Carlos Drummond de Andrade. O local também faz parte dos Caminhos Drummondianos.

A pouco mais de 20 km do centro da cidade está o Parque Ribeirão São José, onde funcionava a antiga Usina Hidroelétrica de Itabira, inaugurada em 1915 e com um belo complexo arquitetônico em estilo inglês recém restaurado que tem como destaque o maquinário de fabricação alemã que foi levado do Rio de Janeiro em carro de boi até Itabira, sendo a primeira usina a gerar energia para a cidade e que esteve em funcionamento até meados de 1965.

Para os mais aventureiros ou para quem quer fazer um pedal de pura contemplação da natureza  o ponto alto da  Estação Mountain Bike do Circuito de Bicicletas Entre Parques é o do percurso do Parque Alto do Rio do Tanque, localizado no povoado da Serra do Alves, no Distrito de Senhora do Carmo, a pouco mais de 44 km do centro de Itabira e a 15 km do Distrito de Senhora do Carmo.

A pequena e bucólica a vila da Serra dos Alves oferece uma estrutura com pousada e restaurante para quem quer aproveitar as belezas naturais e as várias trilhas da região usando o lugar como base por alguns dias. No pequeno povoado encontra-se a capela de São José, construída em 1866, de arquitetura colonial, construída em madeira, adobe e pau-a-pique sobre pedras. 

Localizado em uma zona de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, o parque  tem uma vegetação rica e variada, também é área de proteção para as nascentes do Rio do Tanque. O local guarda belas cachoeiras como a do Cânion dos Marques, das Laranjeiras, dos Cristais, do Sereno.

O turismo em bicicleta estimula atividades econômicas que beneficiam os moradores da região que abrem pequenos negócios ou reformam estruturas já existentes adequando-se  para atender quem passa pelos caminhos e trilhas. Segundo relatos de Ticorico, isso já está sendo verificado após a implantação doa Estação de Mountain Bike de   Conceição do Mato Dentro e provavelmente movimento muito parecido deverá acontecer em Itabira.

 

fotos: Divulgação-

(Mundo Bici)

Admin

01 Dezembro 2020

Mobilidade

Comentários

Destaque

Novidades, esporte, moda, turismo, cultura, sustentabilidade e pessoas que movimentam esse importante setor da economia se encontraram durante 4 dias no Memorial da América Latina, em São Paulo, durante o 10º Shimano Fest