IR AO TRABALHO DE BICICLETA GARANTE FOLGA A FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE SALVADOR

IR AO TRABALHO DE BICICLETA GARANTE FOLGA A FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE SALVADOR


Os funcionários da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação – Secis – de Salvador tem o benefício de ganhar um dia de folga desde que se desloquem em bicicleta de sua casa ao trabalho, durante 15 dias úteis no mês

O incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte urbano em Salvador ganhou reforço com a publicação no Diário Oficial do Município da Portaria 003/2017. Agora o servidor público da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação – Secis - que se deslocar de bicicleta de sua residência até o trabalho, durante 15 dias úteis por mês, terá abono de 1 dia de serviço. A resolução tem como base a Lei 12.587, de 03 de janeiro de 2012 – que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). A medida tem o objetivo de integrar o transporte urbano não motorizado ao cotidiano da cidade e promover o desenvolvimento sustentável na capital baiana.

Para o titular da secretaria, André Fraga, a nova portaria traz vantagens tanto para cidade como para o cidadão: “Salvador precisa de menos carros nas ruas e nós, moradores, de uma vida mais saudável. A integração da bicicleta ao cotidiano do trabalhador e da cidade ajuda na redução das emissões de gases de efeito estufa, melhora a qualidade do ar, ajuda no combate ao sedentarismo e promove a mobilidade ativa”, destaca Fraga, que uma vez por semana se desloca de bicicleta de sua casa até o Parque da Cidade, onde fica a sede da Diretoria de Áreas Verdes do município, em um percurso de 20 quilômetros.

Por enquanto o benefício é para alguns poucos cidadãos soteropolitanos que trabalham na Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação – Secis, mas a medida instituída através da Portaria 003/2017 já está em fase de análise pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e poderá ser extensiva a outros órgãos e repartições públicas de Salvador. Para receber o benefício, o servidor terá que comprovar o seu deslocamento por meio de uma declaração, aonde deverão constar os dias em que ele utilizou a bicicleta para ir ao trabalho, as assinaturas do beneficiado e do servidor encarregado para exercer a fiscalização do uso do transporte. Feito isso, o documento deverá ser encaminhado à Coordenadoria Administrativa do órgão até o quinto dia útil do mês subsequente. O gozo do abono será previamente autorizado pela chefia imediata do servidor.
Ainda segundo, André Fraga, a proposta de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte pelos servidores do município tem como objetivo ampliar um debate sobre saúde e sustentabilidade na sociedade. “A importância desta portaria é trazer para o poder público um um fomento ao uso da mobilidade ativa que traz diversas contribuições para o cidadão, seja colocando menos um carro nas ruas ou tornando o servidor mais ativo e saudável”, explicou Fraga. Fraga também destacou que, desde que a portaria foi instituída, a Secis recebeu várias solicitações de informação de órgãos de outros estados para conhecer melhor a iniciativa e saber de que forma ele foi implantado em Salvador.
Em breve a secretaria dará início a uma campanha interna com divulgação de informações, cartazes e rodas de conversa sobre os benefícios de utilizar a bicicleta para se locomover.
A estrutura cicloviária de Salvador é formada por 145 km de ciclovias, ciclorotas e ciclofaixas, dois bicicletários públicos situados nos bairros da Barra e Ribeira e 600 paraciclos localizados em pontos estratégicos da capital. Além disso, a cidade dispõe do programa de compartilhamento Salvador Vai de Bike com 40 estações espalhadas pela cidade.
 

(SECIS - Tribuna da Bahia)

Admin

25 Maio 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

Equipe da Universidade da Califórnia desenvolveu nova tecnologia para a solda de ligas de alumínio de alta qualidade. Graças à utilização de nanopartículas de carboneto de titânio será possível construir quadros com a liga 7075, como resultado teremos um produto super-leve e super-resistente capaz de competir com os produzidos em fibra de carbono