Intermodalidade: METROFOR AMPLIA INTEGRAÇÃO COM BICICLETA E LIBERA ACESSO NO VLT PORONGABA-MUCURIPE

Intermodalidade: METROFOR AMPLIA INTEGRAÇÃO COM BICICLETA E LIBERA ACESSO NO VLT PORONGABA-MUCURIPE

A Metrofor, operadora do metrô e do VLT na região metropolitana de Fortaleza/CE, ampliou a partir da segunda quinzena de março o transporte de bicicletas dentro dos trens do  VLT Parangaba-Mucuripe.

Esta ação eleva a 43 o número de estações do Metrofor – distribuídas em Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Sobral – que aceitam o embarque de passageiros com suas bicicletas, permitindo a integração dos transportes.

“Quem quiser se deslocar na Região Metropolitana por bicicleta tem o transporte sobre trilhos como aliado, com as duas maiores linhas em carregamento já liberadas, possibilitando aos ciclistas chegar a destinos mais distantes e com mais conforto. O mesmo benefício está disponível em Sobral, que foi a primeira a linha a ter essa integração”, explica Plínio Saboya, diretor-presidente do Metrofor.

No percurso que vai de Fortaleza a Pacatuba, na Linha Sul, mais de 3 mil embarques de ciclistas foram registrados até o mês de fevereiro, desde agosto de 2022 quando o acesso com bicicletas foi liberado. O VLT de Sobral, oferecia esta integração desde fevereiro de 2020.

A integração do VLT Parangaba-Mucuripe com as bicicletas aumenta as possibilidades de deslocamentos dos passageiros, que agora podem utilizar metrô (Linha Sul), VLT e bicicleta, de forma integrada. Essa integração permite que áreas como o Centro de Maracanaú, o Centro de Fortaleza, litoral da Capital, e bairros populosos como Montese, Aldeota, Parangaba e muitos outros sejam acessados pelos por metrô ou VLT e percorridos e explorados com a bicicleta.

“Com isso, o passageiro que possui uma bicicleta não necessita pegar um ônibus ou carro de aplicativo após desembarcar na estação de destino. Se ele estiver de bike, ele tem autonomia para complementar a sua viagem”, completa Saboya.

As Regras

Para garantir segurança e bem-estar entre passageiros com e sem bicicletas, o Metrofor fixou faixas de horários em que é possível o embarque de bikes, além de um regulamento para os ciclistas.

Os embarques com bicicleta são permitidos  de segunda a sexta-feira das 9h às 15h e das 20h até o final do dia. Aos sábados, o embarque de bikes é permitido a partir das 15h até o final do expediente operacional. Com estas janelas de horários, o operador buscou preservar os horários de pico do transporte público, nos quais os trens operam em sua capacidade máxima de transporte.

Não é permitido pedalar dentro dos trens e estações, nem transportar bike nos elevadores e escadas rolantes. Nas plataformas, está sinalizada a porta de embarque específica para as bicicletas. O limite máximo é de quatro bicicletas por viagem.

Serviço

Integração bicicleta + metrô + VLT
De segunda a sexta-feira, de 9h às 15h e de 20h até o encerramento. Aos sábados, de 15h até o encerramento. 4 bicicletas por viagem. Tarifas: Linha Sul: R$ 3,60 (inteira) e R$ 1,80 (meia). VLT: gratuito. Não é cobrado valor adicional pelo embarque com bicicleta.

foto: Ascom-Metrofor/Romário Pinheiro

(Ascom - Metrofor)

Admin

15 Março 2023

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um estudo divulgado no final do mês de fevereiro pelo Instituto Wupertal para Clima, Meio ambiente e Energia apresenta a importância da bicicleta na economia da Alemanha, empregando em 2019 nos diferentes setores do meio ciclístico cerca de 281 mil pessoas e gerando um volume de negócios, em 2018, da ordem de 255 bilhões de reais