INSERÇÃO SOCIAL POR MEIO DA BICICLETA

INSERÇÃO SOCIAL POR MEIO DA BICICLETA

Em Taguatinga Projeto recolhe doações de bicicletas quebradas, para ensinar pessoas em situação de rua a consertá-las

Recolher bicicletas quebradas e doa-las para que moradores e rua aprendam a profissão de mecânico de bicicletas é mais uma ação da ONG Rodas da Paz que no último mês de junho, doou dez bikes ao Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop).
Das dez bicicletas doadas, sete estão quebradas e as outras três estão praticamente aos pedaços, mas a intenção é justamente essa. O Centro Pop de Taguatinga Norte pede doações de bikes sem conserto, para que os usuários do espaço possam aprender a reformá-las. Até o mês de agosto, o objetivo é reformar aproximadamente 70 bicicletas que serão utilizadas no próximo dia, 19 de agosto, quando será realizado
um passeio ciclístico em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.

O projeto de conserto de bicicletas foi criado pelo servidor público Wendell Viana, 40 anos, que é agente social do Centro Pop. Além de trabalhar na unidade, ele também é mecânico de bicicletas. Por isso, teve a ideia de ensinar o ofício aos moradores de rua que frequentam o local. “Com o projeto, além de ensiná-los uma profissão, também incentivamos o uso de um transporte ambientalmente correto e proporcionamos inclusão social entre essas pessoas”, pontua Viana. Atualmente já há seis adultos participando dos treinamentos e aprendizado para se tornarem mecânicos de bicicletas.
A ONG Rodas da Paz desenvolve o projeto Doe Bicicleta há mais de 15 anos, nesse tempo a instituição recebeu a doação de aproximadamente 5 mil bicicletas que são recuperadas e depois doadas e utilizadas em ações sociais. Segundo Raphael Dorneles, coordenador do projeto “Nós recolhemos bicicletas em prédios, casas, condomínios. Não importa se ela funciona ou não, ela terá algum uso”.
 

Fotos: Ong Rodas da Paz/Divulgação - Aline Monique/VisualHunt-CC BY

(Correio Braziliense)

Admin

10 Julho 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

Resolução aprovada pelo conselho na quinta-feira (15/06) atualiza e aprimora a definição de e-bikes, patinetes elétricos, scooters. Medida entra em vigor em 1º de julho