INAUGURADOS 2 NOVOS TRECHOS DE CICLOVIAS EM CAMPINAS

INAUGURADOS 2 NOVOS TRECHOS DE CICLOVIAS EM CAMPINAS

A prefeitura de Campinas inaugurou na última semana de agosto dois novos trechos de ciclovias. A ciclovia da Avenida Washington Luiz com 1,4 km,  foi implantada no canteiro central da via, ela liga a Estação de Transferência do Parque Prado até a Avenida Baden Powell. O trecho complementar de ciclovia na Avenida Baden Powell tem 730 metros  e também, foi construída  no canteiro central da via, ligando o trecho já existente na avenida com 1,6km , a partir da Avenida São José dos Campos, até a Avenida Washington Luiz. 

Com esses dois  trechos entregues pela administração pública, Campinas acumula quase 27 km de ciclovias. A ciclovia Washington Luiz e o trecho complementar da ciclovia Baden Powell custaram aos cofres públicos  R$ 578,6 mil.

“Uma das principais bandeiras da Administração é a adoção de um novo modal de transporte, a criação de um sistema cicloviário e o uso da bicicleta como meio de deslocamento das pessoas. Um modal integrado ao transporte público. E estamos fazendo isso”, disse o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

 A Administração municipal já entregou três trechos de ciclovias no Distrito de Nova Aparecida, totalizando 2 km; ciclovia na Avenida Theodureto de Almeida Camargo (1,6 km); Baden Powell, no Jardim Nova Europa, com 1,6 km; Norte-Sul, com 1,3 km; e Mackenzie (6,7 km). Além desses trechos também estão em andamento a construção de 1,9 km de ciclovia em Barão Geraldo, ligando o Terminal Barão Geraldo até a moradia estudantil e vários trechos e ciclovias e e ciclofaixas da região serão revitalizados.

Também deverá sair do papel o projeto de 5,2 km de ciclovias no Campo Grande. Com o trajeto ligando a  Praça da Concórdia, seguindo pela Avenida Professora Aracy Caixeta Barbosa, passando pela Praça João Amazonas e chegando ao Terminal Itajaí. Com derivação pela Rua Dr. Pedro Miguel e Avenida Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, chegando ao conjunto habitacional Jardim Bassoli e ao ginásio.

Os projetos nos distritos de Campo Grande e de Barão Geraldo  exigirão da prefeitura de Campinas um investimento de R$ 2,188 milhões.

O sistema cicloviário de Campinas vai tomando forma e contempla mais de 180 km de ciclovias, nas diversas regiões do município, articulado com os principais eixos do transporte.

 

fotos: Carlos Bassan

(decom.imprensa-Campinas)

Admin

29 2018

Mobilidade

Comentários

Destaque

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprova PL que altera o Código de Trânsito Brasileiro para suprimir dos itens obrigatórios para a bicicleta a campainha e o espelho retrovisor do lado esquerdo