HOLANDA PROIBIRÁ USO DE CELULAR NA BICICLETA

HOLANDA PROIBIRÁ USO DE CELULAR NA BICICLETA

O aumento do número de acidentes envolvendo ciclistas ao telefone, levou o governo holandês a expandir a lei de restrição do uso do aparelho. Se antes quem conduzia veículos motorizados estava proibido de usar telefones, a partir do próximo ano os ciclistas também deverão se enquadrar na legislação

 

Com o crescente aumento do número de acidentes causados por ciclistas ao telefone, o governo da Holanda quer proibir o uso de celulares e aparelhos eletrônicos para quem estiver pedalando. O anúncio do projeto de lei para a proibição foi feito pela ministra holandesa dos Transportes Cora van Nieuwenhuizen, no último dia 26 de setembro.

Em 2015, a então ministra da Infraestrutura, Melanie Schultz van Haegen, concluiu que seria impossível impor a proibição do uso do telefone em bicicletas. Mas no ano seguinte, o governo começou a reconsiderar sua posição.

A proibição do uso de celular durante a condução já é válida para veículos motorizados e prevê multas que podem chegar a 230 euros (R$ 1.050). A nova lei atinge diretamente nos ciclistas. A multa prevista nesses casos provavelmente será do mesmo valor, mas o governo ainda aguarda o resultado de uma consulta popular. O documento traz a descrição de  'dispositivo eletrônico móvel' em vez de telefone celular, as palavras  foram deliberadamente escolhidas para levar em conta a evolução tecnologica e novos aparelhos que poderão estar em mãos dos ciclistas no futuro.

A ministra Nieuwenhuizen,  destacou que o uso de celular é tão perigoso ao volante quanto pedalando, e disse que uma mudança na lei é necessária, em parte porque as pessoas estão gastando mais e mais tempo em seus telefones. "Os ciclistas foram excluídos da proibição inicial por causa de suas velocidades mais baixas", disse Van Niewenhuizen. "Mas, na verdade, usar um telefone é tão perigoso em uma bicicleta quanto em um carro. Você está na estrada, deve prestar atenção total e não fazer nada em um telefone” , declarou.

“A crescente popularidade das bicicletas elétricas fez com que a velocidade média dos ciclistas aumentasse”, acrescentou a ministra, enquanto os 35 mil quilômetros  de ciclovias e ciclofaixas do país estão cada vez mais lotadas.

O ciclismo é um estilo de vida na Holanda, mas  apesar de possuir uma excelente infraestrutura para ciclistas, o uso de smartphones se tornou um perigo crescente. Segundo dados oficiais, a Holanda tem mais bicicletas do que pessoas, e os deslocamentos em bicicleta já representam mais de 25% de todas as viagens feitas no país. Essa é de longe a maior porcentagem de qualquer país ocidental diz o governo.

Alguns anos atrás, pesquisadores espalharam câmeras pelas ruas da cidade de Haia. As imagens trouxeram a constatação de que mais de 20% dos ciclistas  estavam utilizando seus smartphones e um em cada três ciclistas, de 12 a 21 anos, usa seus telefones ao mesmo tempo que pedala.  No anos passado o ministério dos transportes informou que os smartphones e celulares estiveram presentes em pelo menos 20% dos acidentes com bicicletas, envolvendo pessoas com menos de 25 anos.

O movimento pela proibição tomou força depois que em 2015  após a morte de  adolescente  de 13 anos que foi atropelado por um carro enquanto olhava para o celular. Seu pai, Michael Kulkens, tornou-se um defensor da proibição do uso de celulares em bicicletas. "A mulher que matou meu filho é absolutamente inocente e sua vida também virou de cabeça para baixo", disse Kulkens em 2016,

Kulkens comemorou a notícia da nova proposta de lei, "Eu tive que parar meu carro ao lado da estrada e as lágrimas brotaram dos meus olhos quando ouvi no rádio que a proibição está chegando", disse Kulkens, segundo o jornal De Telegraaf. "'Na minha cabeça, eu disse: fizemos  isso Tommy.Nós fizemos isso, garoto”.

(Deustche Welle+MundoBici)

Admin

02 Outubro 2018

Mobilidade

Comentários

Destaque

Fabricantes europeus estão fazendo um movimento de retorno, levando suas produções para mais perto da sua rede de distribuição na Europa. Agilidade nas entregas e possibilidade de atender a costumização estão sendo levados em conta por grandes players do setor