GOIÂNIA LANÇA PROJETO DE BICICLETAS COMPARTILHADAS
Lançado no início do mês de julho pela prefeitura de Goiânia, um edital público para a implantação de 30 estações para receber o compartilhamento de 300 bicicletas. A data limite para a apresentação das propostas é no dia 10 de agosto.
Segundo o diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Sávio Afonso, o objetivo deste projeto é dotar a cidade de mais opções de locomoção complementar integradas aos demais meios de transporte, como o ônibus.
Com a licitação a prefeitura está em busca de patrocinadores que custearão o sistema de compartilhamento de bicicletas similar aos já em atividade em outras cidades do páis, assim, o poder público não terá custo nenhum, ficando encarregado apenas de coordenar a proposta. “A prefeitura vai ceder espaços públicos para a implantação das estações e fiscalizar a execução do serviço”, explicou Sávio Afonso.
Estudos da CMTC de Goiânia apontam que aproximadamente 4% da população da cidade e 6% da região metropolitana já utilizam a bicicleta como meio de locomoção. O transporte público coletivo é usado por 30% desta população. O aumento da utilização de bicicletas, segundo os técnicos se dá também graças à construção de vários trechos de ciclovias pela prefeitura. Diante deste cenário, Sávio Afonso avalia que o incentivo ao uso da bicicleta favorece a inclusão de parcela da população além de preservar o direito de ir e vir dos cidadãos nos diferentes espaços da cidade. A cidade vem implantando ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas desde 2012, já estão implantados 50 km e há outros 44 km em processo de implantação.
A instalação desses novos equipamentos é prevista para pontos estratégicos da cidade e a previsão é de que ao menos 10 estações já estejam em funcionamento até o final do ano. Segundo o diretor técnico da CMTC a implantação será de forma gradativa e já após abertura das propostas, o vencedor terá 15 dias para instalar a primeira estação, 45 a segunda e 75 dias a terceira
foto: divulgação
(Secom-Goiânia)
25 Julho 2016
Mobilidade