GOIÂNIA: APROVADO PROJETO DE LEI QUE PREVÊ GERAÇÃO DE ENERGIA COM BICICLETAS ERGOMÉTRICAS PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

GOIÂNIA: APROVADO PROJETO DE LEI QUE PREVÊ GERAÇÃO DE ENERGIA COM BICICLETAS ERGOMÉTRICAS PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Câmara Municipal de Goiânia aprova projeto Pedalando e Gerando Energia Limpa. Praças da cidade poderão receber bicicletas ergométricas para a geração de energia usada na iluminação de praças públicas.

Muitas cidades do país estão colocando à disposição do cidadão equipamentos para a prática de exercícios físicos, desta forma tentado contribuir para as boas condições de saúde dos seus contribuintes.  Porém na cidade de Goiânia, a vereadora Sabrina Garcêz (PMDB) foi além, e conseguiu a aprovação pela câmara do projeto  Pedalando e Gerando Energia Limpa  aonde o esforço físico dos cidadãos produzirá energia que será aproveitada para a iluminação de praças públicas.

O Projeto de Lei aguarda sanção ou veto do prefeito Íris Rezende. A energia gerada no uso das bicicletas ergométricas será armazenada em baterias que permitirão a utilização para iluminação das praças e logradouros do seu entorno ou até outras finalidades úteis aos usuários, seguindo critérios definidos pelo Poder Público.

Para a vereadora  Sabrina Garcêz o “ uso dessas bicicletas, além de promover a saúde de seus  usuários, poderá colaborar com o meio ambiente, por ser fonte de energia limpa, e  ajudar na iluminação pública de praças e ruas do seu entorno.  Esse tipo de  bicicleta têm sido utilizado por detentos de penitenciárias localizadas em Minas Gerais. Lá, por ordem do Poder Judiciário, os presos estão pedalando e gerando energia para consumo do próprio presídio”.

O projeto também estabelece que a Prefeitura de Goiânia poderá  firmar convênios ou parcerias que não onerem os cofres públicos para aceitar doações de bicicletas que atendam a proposta, garantindo aos parceiros a divulgação de seus nomes nos equipamentos doados ou por elas desenvolvidos.

 

Fotos: Ecogreens/divulgação

(Câmara Municipal de Goiânia)

Admin

06 Novembro 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

No Rio Grande do Sul legisladores aprovam projeto de lei que prevê ciclovias em todos os projetos rodoviários ou em estradas em fase de construção