GOIÂNIA: APROVADO PROJETO DE LEI QUE PREVÊ GERAÇÃO DE ENERGIA COM BICICLETAS ERGOMÉTRICAS PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

GOIÂNIA: APROVADO PROJETO DE LEI QUE PREVÊ GERAÇÃO DE ENERGIA COM BICICLETAS ERGOMÉTRICAS PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Câmara Municipal de Goiânia aprova projeto Pedalando e Gerando Energia Limpa. Praças da cidade poderão receber bicicletas ergométricas para a geração de energia usada na iluminação de praças públicas.

Muitas cidades do país estão colocando à disposição do cidadão equipamentos para a prática de exercícios físicos, desta forma tentado contribuir para as boas condições de saúde dos seus contribuintes.  Porém na cidade de Goiânia, a vereadora Sabrina Garcêz (PMDB) foi além, e conseguiu a aprovação pela câmara do projeto  Pedalando e Gerando Energia Limpa  aonde o esforço físico dos cidadãos produzirá energia que será aproveitada para a iluminação de praças públicas.

O Projeto de Lei aguarda sanção ou veto do prefeito Íris Rezende. A energia gerada no uso das bicicletas ergométricas será armazenada em baterias que permitirão a utilização para iluminação das praças e logradouros do seu entorno ou até outras finalidades úteis aos usuários, seguindo critérios definidos pelo Poder Público.

Para a vereadora  Sabrina Garcêz o “ uso dessas bicicletas, além de promover a saúde de seus  usuários, poderá colaborar com o meio ambiente, por ser fonte de energia limpa, e  ajudar na iluminação pública de praças e ruas do seu entorno.  Esse tipo de  bicicleta têm sido utilizado por detentos de penitenciárias localizadas em Minas Gerais. Lá, por ordem do Poder Judiciário, os presos estão pedalando e gerando energia para consumo do próprio presídio”.

O projeto também estabelece que a Prefeitura de Goiânia poderá  firmar convênios ou parcerias que não onerem os cofres públicos para aceitar doações de bicicletas que atendam a proposta, garantindo aos parceiros a divulgação de seus nomes nos equipamentos doados ou por elas desenvolvidos.

 

Fotos: Ecogreens/divulgação

(Câmara Municipal de Goiânia)

Admin

06 Novembro 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

A proposta do aplicativo Bike Registrada é criar um cadastro nacional de ciclistas e registro de bicicletas. Assim, o ciclista, ao registrar sua bike, poderá checar e verificar a propriedade do veículo. A ideia é que os ciclistas possam registrar suas bicicletas e, dessa forma, sempre que forem adquirir uma bike, seja possível verificar se a bicicleta é produto de roubo...