FRENTE PARLAMENTAR DO RIO GRANDE DO SUL BUSCA TRAÇAR O PERFIL DO CICLISTA GAÚCHO

FRENTE PARLAMENTAR DO RIO GRANDE DO SUL BUSCA TRAÇAR O PERFIL DO CICLISTA GAÚCHO

A Frente Parlamentar em Apoio ao Ciclismo e ao Cicloturismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul desenvolveu uma pesquisa para traçar o perfil do ciclista gaúcho. A iniciativa tem por objetivo trazer melhorias tanto em rotas para o cicloturismo como para quem utiliza a bicicleta nos seus deslocamentos a  trabalho ou lazer. O questionário está sendo distribuído em grupos de Whats App de ciclistas e também pode ser solicitado pelo número (51) 99642 8135.  

“A partir destas respostas vamos ter informações importantes sobre o perfil do ciclista no Estado, tendo por objetivo desenvolver políticas públicas voltadas para este setor. O aumento do número de bicicletas nas cidades brasileiras, potencializado com a pandemia, traz, também, a preocupação com a segurança nas estradas, tanto para motoristas como para ciclistas”, justifica o deputado estadual Issur Koch (PP), que preside o grupo de trabalho.

Trabalhar para melhorar as condições de infraestrutura e conscientização no trânsito para uma prática segura do esporte estão entre os objetivos da Frente Parlamentar.  Outra proposta é desenvolver campanhas para que haja melhor convívio entre motoristas e usuários da bicicleta, com respeito mútuo no trânsito.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), R$ 15 milhões são gastos pelo SUS, todos os anos, para tratamento de ciclistas traumatizados em colisão com veículos no Brasil. “Isso ocorre porque o aumento do número de ciclistas não acompanhou os investimentos realizados em ciclovias ou ciclofaixas. Diante do crescimento do setor, não há mais como imaginar a construção de rodovias ou de terceiras faixas em estradas que não contemplem ciclovias”, define Issur.

fotos: Joel Vargas e Carlos Rohde/PMPA

(Agência de Notícias AL/RS)

Admin

24 Março 2021

Mobilidade

Comentários

Destaque

Banco Itaú e Compartibike lançam a plataforma iBike - uma loja virtual que disponibiliza bicicletas para uso urbano