FERNANDO DE NORONHA: CADA VEZ MAIS OS DESLOCAMENTOS SERÃO FEITOS EM BICICLETA

FERNANDO DE NORONHA: CADA VEZ MAIS OS DESLOCAMENTOS SERÃO FEITOS EM BICICLETA

Com uma frota de 1.229 veículos cadastrados junto ao Departamento de trânsito de Pernambuco (Detran-PE) , as autoridades locais estão investindo cada vez mais no transporte público e na utilização da bicicleta como meio de transporte. O projeto tem por objetivo diminuir o fluxo de carros no arquipélago , para isso uma parceria entre as pousadas e a iniciativa privada, promoveu a entrega de 400 bicicletas a moradores permanentes da ilha cadastrados junto ao programa Bike Noronha.  Até o final de outubro serão mais 400 bicicletas entregues aos inscritos nessa fase denominada Bike Ilhéu. O projeto Bike Noronha tem programada a instalação de 20 bicicletários até o final do ano, até agora  7 já estão em funcionamento.

Em conjunto com as bicicletas e para dar melhores condições de mobilidade, moradores e estudantes ganharam o direito de passe livre nos coletivos que circulam na ilha, sendo o primeiro lugar do país a ter o passe livre para os seus cidadãos.

O projeto Bike Noronha, começou a ser implantado em 2015 em uma parceria com um grande banco que entregou 250 bicicletas para alunos da Escola de Referência Fernando de Norona e do Centro Infantil Bem Me Quer, as únicas do arquipélago.   

O programa também se estende às pousadas da cidade, 30 delas se cadastraram e cada uma recebeu 2 bicicletas. A frota de 60 bicicletas tem identificação no quadro que é diferente do modelo distribuído no programa Bike Ilhéu, e vem equipada com suspensão, freios a disco e câmbio.

Para dar suporte ao projeto donos de pousadas, moradores e estudantes de Fernando de Noronha receberam um curso de manutenção preventiva de bicicletas e cuidados no trânsito.

Ainda sem data definida para ser iniciado, o Bike Instituição, é um outro programa de distribuição de bicicletas, neste caso híbridas com quadro de alumínio, com marchas  e equipadas com pneus de uso misto para encarar trilhas e uso urbano. As bicicletas serão destinadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ao projeto Golfinho Rotador, ao Tamar – Projeto Tartarugas Marinhas, ao Corpo de Bombeiros, Policias Militar e outras entidades com atividade na ilha

Foto: divulgação-Administração de Fernando de Noronha

(Fontes: Diário de Pernambuco-Acontece em Noronha)

Admin

25 Julho 2016

Mobilidade

Comentários

Destaque

O senador José Medeiros é o relator, na Comissão de Assuntos Econômicos, do projeto que revoga a alíquota de 4% do ICMS sobre o comercio interestadual de bens importados