FERNANDO DE NORONHA: CADA VEZ MAIS OS DESLOCAMENTOS SERÃO FEITOS EM BICICLETA

FERNANDO DE NORONHA: CADA VEZ MAIS OS DESLOCAMENTOS SERÃO FEITOS EM BICICLETA

Com uma frota de 1.229 veículos cadastrados junto ao Departamento de trânsito de Pernambuco (Detran-PE) , as autoridades locais estão investindo cada vez mais no transporte público e na utilização da bicicleta como meio de transporte. O projeto tem por objetivo diminuir o fluxo de carros no arquipélago , para isso uma parceria entre as pousadas e a iniciativa privada, promoveu a entrega de 400 bicicletas a moradores permanentes da ilha cadastrados junto ao programa Bike Noronha.  Até o final de outubro serão mais 400 bicicletas entregues aos inscritos nessa fase denominada Bike Ilhéu. O projeto Bike Noronha tem programada a instalação de 20 bicicletários até o final do ano, até agora  7 já estão em funcionamento.

Em conjunto com as bicicletas e para dar melhores condições de mobilidade, moradores e estudantes ganharam o direito de passe livre nos coletivos que circulam na ilha, sendo o primeiro lugar do país a ter o passe livre para os seus cidadãos.

O projeto Bike Noronha, começou a ser implantado em 2015 em uma parceria com um grande banco que entregou 250 bicicletas para alunos da Escola de Referência Fernando de Norona e do Centro Infantil Bem Me Quer, as únicas do arquipélago.   

O programa também se estende às pousadas da cidade, 30 delas se cadastraram e cada uma recebeu 2 bicicletas. A frota de 60 bicicletas tem identificação no quadro que é diferente do modelo distribuído no programa Bike Ilhéu, e vem equipada com suspensão, freios a disco e câmbio.

Para dar suporte ao projeto donos de pousadas, moradores e estudantes de Fernando de Noronha receberam um curso de manutenção preventiva de bicicletas e cuidados no trânsito.

Ainda sem data definida para ser iniciado, o Bike Instituição, é um outro programa de distribuição de bicicletas, neste caso híbridas com quadro de alumínio, com marchas  e equipadas com pneus de uso misto para encarar trilhas e uso urbano. As bicicletas serão destinadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ao projeto Golfinho Rotador, ao Tamar – Projeto Tartarugas Marinhas, ao Corpo de Bombeiros, Policias Militar e outras entidades com atividade na ilha

Foto: divulgação-Administração de Fernando de Noronha

(Fontes: Diário de Pernambuco-Acontece em Noronha)

Admin

25 Julho 2016

Mobilidade

Comentários

Destaque

No Rio Grande do Sul legisladores aprovam projeto de lei que prevê ciclovias em todos os projetos rodoviários ou em estradas em fase de construção