Estudo revela que e-bikes podem ser 66% mais rápidas do que carros em capitais do Brasil

Estudo revela que e-bikes podem ser 66% mais rápidas do que carros em capitais do Brasil

Um levantamento realizado pela empresa de soluções em microbilidade, Tembici, revelou a eficiência das bicicletas elétricas em comparação com os carros em percursos das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro tomando por base os dados do tempo percorrido nos percursos com as bicicletas do sistema de compartilhamento e o cruzamento de dados para o mesmo trajeto de um aplicativo de navegação por GPS.

Os dados revelaram que em trajetos feitos de carro que duram em média 21 minutos, em percursos de 9 a 10 km nessas duas grandes cidades brasileiras, com a e-bike foram feitos em apenas 7 minutos, uma redução de 66% no tempo de deslocamento.

O recorte considerado foi o de deslocamentos realizados em horários de pico ao longo de 2023, em São Paulo e Rio de Janeiro. A amostra considerou 40 mil viagens e a média total de economia foi de 26% no tempo de deslocamento. Outro dado importante é um comparativo entre os deslocamentos com bicicletas elétricas e as comuns, nas duas cidades, onde os percursos feitos com e-bikes são em média 42% mais longos e 33% mais rápidos que os realizados em bicicletas tradicionais

A pesquisa verificou ainda que com o uso das bikes elétricas, as duas capitais somaram mais de 12,3 milhões de deslocamentos e com isso retiraram do ar mais de 2,2 mil toneladas de CO² – o equivalente a mais de 15 mil árvores poupadas.

Com a bicicleta a pedalada assistida ou e-bike, as pessoas conseguem superar ladeiras com um menor esforço, economizando tempo e também exercitando-se, além de contribuir com a redução na emissão de CO2. Nos grandes centros urbanos a opção pela utilização de bicicletas compartilhadas se tornou a solução eficaz, cômoda e econômica para deslocamentos;

“O estudo foi realizado a partir de uma grande quantidade de viagens, mas sabemos que, se considerarmos vias altamente congestionadas e que contam com ciclovias, como as avenidas Faria Lima e Luiz Carlos Berrini, em São Paulo, e regiões como Largo do Machado e Centro, no Rio de Janeiro, essa redução pode ser ainda maior. Com isso, as bicicletas se provam como uma alternativa viável e eficiente, especialmente em trechos urbanos engarrafados, oferecendo aos usuários a oportunidade de economizar tempo e chegar de forma mais rápida a seus destinos”, explicou Tomás Martins, Ceo da empresa.

O estudo foi divulgado pouco tempo depois que foi anunciado o aumento em 220% da frota de bicicletas elétricas do sistema de compartilhamento nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, passando a ter 2 mil e-bikes disponíveis em cada cidade até o fim de 2023. Com a expansão, as cidades tornam-se os maiores sistemas de bicicletas elétricas compartilhadas da América Latina.

(Divulgação)

Admin

24 Julho 2023

Mobilidade

Comentários

Destaque

Maior festival da bicicleta da América Latina também bate recorde na quantidade de visitantes. As 48,8 mil pessoas que visitaram o evento no Memorial da América Latina, em São Paulo, de 18 a 21 de agosto, representam 20% a mais que na edição anterior, antes da pandemia