Um estudo universitário constatou que as bicicletas cargueiras agilizam os trabalhos de entrega urbana, concluindo as entregas em até 50% mais rápido que as pequenas vans. Enquanto isso, o Departamento de Transportes do Reino Unido anunciou que gastará 125 milhões de libras em, entre outras coisas, "pilotando táxis urbanos". Ao mesmo tempo que essa informação circulava pelos meios de comunicação britânicos, o Departamento de Transportes do Reino Unido anunciou que investirá 125 milhões de libras para sistemas de entras com drones, conhecidos por “flying urban taxis”. Trata-se de investimento em tecnologias ainda a serem desenvolvias que fazem parte de um fundo de investimento de 300 milhões de Libras para desenvolver “formas de transporte mais limpas e ecológicas”.
No entanto, recentemente, uma das formas de transporte ecológicas existentes – a bicicleta - foi mais rápida nas cidades do que carros ou motos. Dados de smartphones de ciclistas e motoristas que prestam serviços de entrega em domicílio para a operadora Deliveroo confirmou que os entregadores em bicicleta são mais rápidos que os veículos motorizados de duas rodas.
Em resposta a um questionamento realizado pela Forbes, a operadora do aplicativo Deliveroo respondeu: “Em algumas regiões durante determinado período, o tempo médio de viagem pode ser muito menor para ciclistas do que para scooters ou motocicletas”.
Para fortalecer essa posição, uma pesquisa realizada por um grupo de estudantes de engenharia da Universidade de Southampton revelou que as bicicletas cargueiras são muito mais rápidas que as vans nas cidades, destacando-se nas chamadas entregas de última milha, particularmente para entregas de=pacotes menores de compras on-line.
As biciceltas cargueiras ou cargobikes s são especialmente eficazes em cidades compactas e congestionadas, onde um ciclista utilizando uma cargueira, despreocupado com multas de estacionamento e tendo a possibilidade de utilizar ciclo rotas, muitas vezes pode entregar mais pacotes em um dia do que o equivalente em uma van, mesmo com uma menor carga útil, o que requer retornos ocasionais ao depósito.
O estudo, encomendado pela empresa de entregas CitySprint, constatou que as bicicletas cargueiras possibilitam a execução de entregas em até 50% mais rápido que as pequenas vans durante os horários de pico da semana. E isso levou a empresa a ampliar sua frota de cargobikes para a cidade de Londres, em breve 60 bicicletas se somarão à atual frota de 40; além das bicicletas a empresa opera 4 vans elétricas e uma van movida a hidrogênio, a primeira do gênero em serviços de courier no Reino Unido.
Enquanto muitos se empolgam com novas tecnologias futuristas, os mais realistas apontam que a velha escola de entregas a pedal, agora impulsionada pelo uso de motores elétricos, é a que tem maior probabilidade de realizar a maior parte das "entregas do último metro", colocando a bicicleta no futuro próximo como a Cinderela do transporte urbano.
fotos: Citysprint
(Forbes)
26 Setembro 2019
Mobilidade