ESTUDO APONTA QUE DESLOCAR-SE EM BICICLETA AO TRABALHO AUMENTA A DISPOSIÇÃO E A PRODUTIVIDADE

ESTUDO APONTA QUE DESLOCAR-SE EM BICICLETA AO TRABALHO AUMENTA A DISPOSIÇÃO E A PRODUTIVIDADE

Pesquisa da Universidade Dartmouth, nos EUA destaca que se desloca em bicicleta ou a pé até o local de trabalho está propenso a ter dias mais produtivos quando comparado com quem se desloca em um automóvel.

A pesquisa sugere que o estresse do trânsito pela manhã tem uma grande possibilidade de atrapalhar o desempenho no trabalho ou de outras atividades ao longo do dia.

Um grupo de cientistas e pesquisadores acompanharam a rotina de 275 trabalhadores estadunidenses, a grande maioria do setor de tecnologia. O estudo foi feito antes da pandemia, assim os deslocamentos até o trabalho era algo habitual.

A maioria das pessoas que participaram do estudo fazia o trajeto de carro, com deslocamentos que duravam entre 40 e 60 minutos, enquanto alguns iam de bicicleta ou a pé. Os resultados mostraram que o meio de locomoção dava origem a um efeito dominó: o tanto de estresse que os trabalhadores passavam logo nas primeiras horas de seu dia definia a performance deles ao longo de todo o expediente.  

O estresse do trânsito lento pela manhã tem um efeito muito maior do que provocar mau humor ou indisposição e cansaço.

Os que optaram por ir a pé ou de bicicleta, e isso os colocava em trajetos mais agradáveis, além de trazer a socialização, durante o dia, se mostravam mais dispostos a ajudar colegas, eram mais rápidos em completar tarefas e se voluntariam mais para novas empreitadas – indícios de maior produtividade.

 

fotos; Pexels -Rex Way

(Você S.A.)

Admin

23 Junho 2022

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um engenheiro italiano desenvolveu um protótipo de uma bicicleta com rodas sem raios que pode ser dobrada como se fosse um guarda-chuvas. Feita de alumínio, a bicicleta foi criada por Gianluca Sada, que patenteou o sistema inovador de aros que dispensa os tradicionais raios das rodas comuns de bicicletas e motocicletas