Pesquisa da Universidade Dartmouth, nos EUA destaca que se desloca em bicicleta ou a pé até o local de trabalho está propenso a ter dias mais produtivos quando comparado com quem se desloca em um automóvel.
A pesquisa sugere que o estresse do trânsito pela manhã tem uma grande possibilidade de atrapalhar o desempenho no trabalho ou de outras atividades ao longo do dia.
Um grupo de cientistas e pesquisadores acompanharam a rotina de 275 trabalhadores estadunidenses, a grande maioria do setor de tecnologia. O estudo foi feito antes da pandemia, assim os deslocamentos até o trabalho era algo habitual.
A maioria das pessoas que participaram do estudo fazia o trajeto de carro, com deslocamentos que duravam entre 40 e 60 minutos, enquanto alguns iam de bicicleta ou a pé. Os resultados mostraram que o meio de locomoção dava origem a um efeito dominó: o tanto de estresse que os trabalhadores passavam logo nas primeiras horas de seu dia definia a performance deles ao longo de todo o expediente.
O estresse do trânsito lento pela manhã tem um efeito muito maior do que provocar mau humor ou indisposição e cansaço.
Os que optaram por ir a pé ou de bicicleta, e isso os colocava em trajetos mais agradáveis, além de trazer a socialização, durante o dia, se mostravam mais dispostos a ajudar colegas, eram mais rápidos em completar tarefas e se voluntariam mais para novas empreitadas – indícios de maior produtividade.
fotos; Pexels -Rex Way
(Você S.A.)
23 Junho 2022
Mobilidade