Estância Turística de Ribeirão Pires institui Programa de Cicloturismo

Estância Turística de Ribeirão Pires institui Programa de Cicloturismo

A Prefeitura de Ribeirão Pires, na região do Grande ABC em São Paulo, instituiu o Programa Cicloturismo, conforme Lei nº 6.806/22. O programa tem como objetivos incentivar o uso de bicicleta com a criação de rotas que destacam a natureza e os atrativos turísticos da Estância Turística localizada a 49 km do centro da capital paulista. Em um projeto que busca promover o bem-estar, a melhoria da saúde, o lazer e a valorização da cultura local.

O projeto Cicloturismo integra um pacote de ações de incentivo às práticas esportivas e fortalecimento do setor turístico da cidade.  A ação une atividades da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (SEJEL).

As rotas cicloturísticas estão disponíveis para consulta e navegação pela plataforma Wikiloc, alimentada pela secretaria de Esportes.  São 15 percursos com trilhas destinadas à prática do mountain bike e outros quatro roteiros voltados aos praticantres do ciclismo de estrada.

Ciclistas podem ter acesso à plataforma Wikiloc, escaneando o QR Code disponível no Marco Zero, ponto de encontro e fomento ao esporte na natureza. Localizado ao lado CTT Vereador João Netto, no Complexo Ayrton Senna (avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – região central da cidade), o Marco Zero possui painel com mapa da cidade e indicações dos pontos turísticos da Estância.

Bike Service – Dentre as ações de fomento ao uso da bicicleta, a Estância possui Pontos de Apoio ao Ciclista (PAC), que dispõem de ferramentas para reparos rápidos nas bicicletas e bomba de ar para encher os pneus

Os PACs estão localizados no Marco Zero (dentro do Complexo Ayrton Senna, em frente à SEJEL); na Câmara de Vereadores; e na sede do Desenvolvimento Regional de Ouro Fino, departamento ligado à Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA).

(Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires)

Admin

03 Janeiro 2023

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um novo relatório sobre bicicletas elétricas foi apresentado pela Navigant Research, nele há indicações de que até 2025, as vendas de e-bikes (bicicletas elétricas) poderão gerar uma receita anual de US $ 24,3 bilhões.