A cidade de Utrecht, na Holanda, inaugurou recentemente uma nova área de estacionamento para bicicletas em um espaço localizado na Estação Central da cidade. São pouco mais de 17 mil metros quadrados com capacidade para estacionar umas 6 mil bicicletas. O projeto de remodelação da estação prevê até o final de 2018 mais 6500 vagas, totalizando 12,5 mil postos de estacionamento para bicicletas. Mas é pouco!
Em um país com uma incrível taxa de 1.3 bicicletas per capita, a maior em todo mundo e que tem na bicicleta seu veiculo de deslocamentos diário sempre faltam vagas. Estacionar a bicicleta pode ser sempre um grande problema e por isso até 2020, a administração pública de Utrecht pretende disponibilizar 33 mil lugares no centro da cidade, aumentando em mais de cinco vezes a sua capacidade atual.
Os dados são impressionantes e no geral seriam suficientes para atender a maioria das grandes cidades, porém segundo as autoridades locais, essa estrutura poderá ser insuficiente. O porta-voz da Organização Holandesa de Ciclismo, Martijn Vas usou uma frase de John Lennon para comentar sobre a expansão do uso da bicicleta e a necessidade de espaços para estacionar: “A vida é aquilo que acontece enquanto você está fazendo outros planos. No momento em que os políticos tomaram suas decisões, e quando as coisas serão construídas, há mais pessoas usando a bicicleta”.
Vas ainda comentou: “Eu vejo muitas cidades na Holanda e eles estão apenas falando sobre a construção da infra-estrutura, mas, ao mesmo tempo, os números só aumentam. Eu sou de Utrecht. Eles estão falando sobre a atualização da cidade desde 1989. A infraestrutura não mudou o suficiente. E há muito mais ciclistas hoje do que havia, (e grande parte da infraestrutura) foi construída na década de 1980 ".
Em outras cidades da Holanda, ações similares vem sendo adotadas, Haia deve inaugurar em breve um estacionamento para 8,5 mil bicicletas. A estação central de Delft ganhou um espaço com 5 mil vagas e Amsterdã anunciou um plano para um estacionamento subterrâneo com 7000 vagas.
fotos: Divulgação
(The Guardian)
30 Outubro 2017
Mobilidade