ENERGIA ELÉTRICA SEM FIO PARA CARREGAR E-BIKES

ENERGIA ELÉTRICA SEM FIO PARA CARREGAR E-BIKES

 

ENERGIA ELÉTRICA SEM FIO PARA CARREGAR E-BIKES

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft,  nos Países Baixos, acaba de apresentar o primeiro protótipo de uma estação de carga alimentada por energia solar para bicicletas elétricas, até aí nenhuma novidade, já há várias em funcionamento no mundo, porém o que há de novo é que agora estão desenvolvendo um novo sistema para a carga sem fio das baterias das e-bikes.

 Segundo o líder da equipe de estudos de sistemas de corrente continua, conversão de energia e armazenamento , Pavel Bauer: "Este é um grande passo adiante em termos de transporte sustentável e com isso podemos acelerar a transição de energia, porque a combinação de energia solar, o carregamento sem fio e bicicletas elétricas é única. Nesta estação de carregamento é possível carregar as baterias da bicicleta com a energia solar a partir dos oito painéis solares  que geram corrente continua. A  estação de carregamento também pode armazenar 10 kWh de energia solar nas baterias, o que lhe permite funcionar de forma independente".

A estação de carregamento está pronta para uso e  pode acomodar quatro bicicletas elétricas, uma scooter elétrica e uma bicicleta elétrica desenvolvida para a pesquisa que pode receber carga em suas baterias por meio de um sistema sem fio. A estação de carregamento também serve como um laboratório vivo, podendo ser usada  para futuras pesquisas. Nos últimos dois anos, dez alunos formaram equipe de trabalho no projeto. Por exemplo, um estudante de Engenharia Elétrica, Matemática e Ciência da Computação projetou um sistema CC ( corrente continua ou DC) e criou um sistema que  permite carregar uma bicicleta sem fios; outra calculou e determinou a saída energética e a posição dos painéis solares e um aluno de Design Industrial foi o responsável pela concepção de toda a estação.

Além de estação de carga, o equipamento também funciona como uma estação meteorológica para monitorar o clima. Além disso, o sistema tem uma série de sensores de temperatura para monitorizar os níveis de temperatura dos painéis solares. Para o usuário dados sobre o clima poderão ser obtidos através do aplicativo ou mesmo nos painéis informativos da estação

Os painéis solares foram colocados a um ângulo de 51 °, de modo que, mesmo durante o período de inverno, os 8  painéis Sunpower X20-327-BLK, onde cada um é capaz de produzir 327 w de potencia, podem captar uma maior quantidade de energia a partir do sol. Uma estação  Victron Phoenix MultiPlus 48/3000 é utilizada para carregar e controlar as 4 baterias de 220Ah utilizadas para armazenar a energia captada pelos painéis solares.  Todas as funções são controladas por meio de um mini computador ODROID C1 +  que é responsável pela monitorização do sistema, até mesmo o controle de carga e um sistema de gerenciamento do serviço. 

A bicicleta para a pesquisa de carga sem fio, está equipada com um duplo suporte e uma pequena bobina. Na estação de carregamento, a bicicleta deve ser estacionada ao lado de uma placa magnética que fornecerá a energia a uma bobina instalada na bicicleta. O usuário pode monitorar o status de carga em uma tela na estação ou em seu telefone celular. O carregamento das baterias pelo sistema sem fio,  leva praticamente o mesmo tempo que o carregamento "convencional" de bicicletas elétricas.

Os oito painéis solares geram a  energia suficiente para alimentar as bicicletas eléctricas e o scooter mesmo no inverno. No verão, o excesso de energia gerada, é lançada à rede elétrica. O grupo do professor  Pavol Bauer agora planeja trabalhar no desenvolvimento dos sistemas de carga sem fio para bicicletas e scooters.

Segundo o grupo de pesquisadores a utilização da estação de eBikes dentro do campus é um sinal de que há um amplo trabalho para que no futuro possamos utilizar essas novas ideias para conquistar um ambiente mais sustentável , promovendo tecnologias verdes para a mobilidade urbana.

Fonte - fotos: TUDelft

 

(Fonte: TUDelft)

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03 Novembro 2016

Mobilidade

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