EMENDA PODERÁ ASSEGURAR RECURSOS PARA CICLOVIAS DE FLORIANÓPOLIS

EMENDA PODERÁ ASSEGURAR RECURSOS PARA CICLOVIAS DE FLORIANÓPOLIS

Dispositivo incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias  pode garantir investimentos na ordem de até R$ 5 milhões por ano para sistema cicloviário da capital catarinense

A aprovação de uma emenda que disponibiliza 20% do orçamento do Fundo Municipal de Trânsito de Florianópolis para o sistema cicloviário reacendeu o ânimo dos usuários de bicicletas. A aprovação na Câmara de Vereadores, na segunda semana de julho, aconteceu em sessão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e, agora, o prefeito Gean Loureiro (MDB) tem 15 dias para sancionar ou não o dispositivo. Para Rodrigo Herd, diretor finenceiro da Amobici -Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis,  os ciclistas esperam que o prefeito cumpra a promessa de campanha e sancione a emenda, que deverá garantir um recurso mínimo anual de aproximadamente  R$ 5 milhões para o investimento em ciclovias e ciclofaixas.

De acordo com o vereador Maikon Costa (PSDB), autor da emenda e que utiliza bicicleta diariamente, a Florianópolis tem 52 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e passeios compartilhados. “Estudos apontam que existe uma demanda reprimida na cidade em torno de 74%, de motoristas e usuários do transporte coletivo, que gostariam de utilizar o sistema cicloviário. Apenas 3,4% das viagens urbanas são feitas com bicicletas. O investimento no setor deve girar em torno de R$ 5 milhões por ano, porque o Fundo arrecada cerca de R$ 25 milhões”, afirmou o vereador.

Para Herd, o grande problema no sistema cicloviário de Florianópolis é a falta de conexão entre as ciclovias. Além disso, a sinalização insuficiente e a falta de manutenção agravam o problema e afastam os usuários. O diretor da Amobici afirmou que a grande parte dos acessos exclusivos para os usuários de bicicleta está nas regiões do Centro e da Bacia do Itacorubi.

O diretor da Amobici disse que o prefeito Gean Loureiro assinou uma carta compromisso com grupos ligados a mobilidade em bicicleta de Florianópolis;  documento previa o destino de 20% do Fundo Municipal de Trânsito para o sistema cicloviário. Esse fundo seria utilizado para ampliação das ciclovias, manutenção e adequação de pontes, viadutos ou túneis. Assim, este modal deixaria de ter investimento apenas pela vontade do gestor público. Ainda segundo Rodrigo Herd: “Nos últimos quatro anos, nada ou pouco foi investido no sistema cicloviário. Com os recursos assegurados em lei, não ficaremos apenas aguardando a boa vontade do gestor público, que acaba colocando os recursos em outras prioridades. A principal obra seria unir as ciclovias já existentes”.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis aponta que a capital catarinense  precisa implantar 177,7 quilômetros de ciclovias até 2020. Atualmente, a defasagem supera os 50 quilômetros.

Fotos: FMP/Divulgação

(Fonte: Notícias do Dia / Prefeitura Municipal de Florianópolis)

Admin

17 Julho 2018

Mobilidade

Comentários

Destaque

Fabricantes europeus estão fazendo um movimento de retorno, levando suas produções para mais perto da sua rede de distribuição na Europa. Agilidade nas entregas e possibilidade de atender a costumização estão sendo levados em conta por grandes players do setor