EM 8 ANOS QUADRIPLICA O NÚMERO DE PESSOAS CIRCULANDO EM BICICLETA NAS VIAS DE NITERÓI, E PREFEITURA PREVÊ MAIS CICLOVIAS

EM 8 ANOS QUADRIPLICA O NÚMERO DE PESSOAS CIRCULANDO EM BICICLETA NAS VIAS DE NITERÓI, E PREFEITURA PREVÊ MAIS CICLOVIAS

Um levantamento feito pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta em parceria com a ONG Transporte Ativo aponta que o número de ciclistas transitando nas principais vias de Niterói (RJ)  quadruplicou nos últimos anos. De acordo com a pesquisa, nas Avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto, por exemplo, por onde em 2015 passavam, respectivamente, 1.084 e 880 ciclistas por dia, foi registrada, neste ano, a marca de 4.273 e 3.099 ciclistas.

Segundo a prefeitura, atualmente a cidade conta com 65 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, e até o final de 2024 está previsto chegar a 120 km.   E mais de 14 mil usuários estão cadastrados no Bicicletário Arariboia, unidade pública e gratuita com mais de 400 vagas, situado no Centro da cidade.

Ampliação de ciclovias

Em novembro, foi assinada a ordem de início do projeto executivo da Ciclovia Parque da Lagoa de Itaipu, a última etapa da rota translagunar. A proposta prevê área para ciclismo do Túnel Charitas-Cafubá até as praias de Itaipu e Itacoatiara, através das lagoas.

Em agosto, novas ciclovias do lote 2 do Sistema Cicloviário da Região Oceânica começaram a ser construídas. O Executivo municipal planeja a implementação de novas ciclovias nos bairros de Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara, Serra Grande, Santo Antônio e Piratininga. O lote 2 terá um total de 10,5 quilômetros de malha cicloviária.

Outra conexão da cidade é a obra interligando a rede cicloviária da Região Norte e ampliando-a — por meio da ciclovia existente na Rua São Lourenço e na Avenida Amaral Peixoto — até a parte já entregue do Trecho Sul da Avenida Marquês do Paraná que segue até Icaraí. A Alameda São Boaventura, importante artéria do município, também receberá melhorias urbanísticas e de acessibilidade, incluindo a implantação de ciclovia.  Ainda não foi divulgado um calendário dessas obras.

 

(O Globo)

Admin

01 Dezembro 2022

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um dos maiores eventos da indústria da bicicleta terá em 2021 uma versão híbrida com edição virtual acontecendo em simultaneidade com a tradicional Taipei Cycle Show, no Taipei Nangang Exhibition Center, em Taiwan