DESIGNER CRIA RODA DE BICICLETA QUE FILTRA E RETÉM A POLUIÇÃO DO AR

DESIGNER CRIA RODA DE BICICLETA QUE FILTRA E RETÉM A POLUIÇÃO DO AR

Circulando com a bicicleta equipada com o sistema criado por Kristen Tapping, uma estudante de Engenharia de Desenho de Produtos por  vias mais movimentadas e poluídas e, com energia zero, exceto a pedalada do ciclista, o  Rolloe - roll off emissions  -  tem por objetivo enfrentar um dos problemas mais urgentes da era urbana moderna: a poluição.

Segundo pesquisa da Federação Europeia de Ciclistas  - ECF, uma bicicleta média emite 21g de CO2 por quilômetro percorrido - 5g para a fabricação e manutenção da bicicleta e 16g para as calorias consumidas e posteriormente queimadas pelo ciclista para movimentar os pedais.  

Comparando esses dados com as emissões médias de um veículo motorizado (271g de CO² por passageiro-quilômetro  fica claro que os deslocamentos em bicicleta ocupam a primeira posição nas apostas de eficiência de carbono.

 “A ideia surgiu enquanto pedalava por Londres. No trânsito, você está realmente ciente da poluição: o calor, os gases e o cheiro. Isso me fez pensar: os purificadores de ar usam a circulação para filtrar o ar, então por que não usar as rodas giratórias dos veículos para capturar a poluição no local em que ela está acontecendo? ” comenta a Kirsten que concluiu ” Se perceber que o produto tem futuro, posso tentar desenvolvê-lo para um nível comercial”, os protótipos já atraíram a atenção de algumas cidades, a primeira a tornar público o seu interesse para testar a novidade foi Belfast, capital da Irlanda do Norte.

A Rolloe  foi projetada para ser instalada na roda dianteira de uma bicicleta, são aparentemente duas calotas com filtros preliminares de carvão ativado e HA EPA (Hight Efficiency Particulate Air- em português: partículas de ar de alta eficiência)Conforme o usuário circula pela cidade poluída, o ar sujo entra pela abertura cilíndrica interna, o ar é empurrado através do conjunto de filtros usando a força centrífuga e então é expelido para fora do perímetro externo. Quanto mais rápido ele gira, mais ar ele puxa e filtra.  

A criadora do projeto estima que o filtro deva ser trocado uma vez por semana ou a cada 250 km e por meio de um sistema de coleta, os filtros usados ​​são enviados de volta à Rolloe para lavagem enquanto são instalados filtros novos filtros, explica a designer em seu site. O filtro criado por Kristen poderia purificar mais de 250 mil metros quadrados de ar se apenas 10% dos ciclistas de Londres o instalassem o sistema em suas rodas dianteiras.

O sistema  foi idealizado em um primeiro momento para ser utilizada projetos de compartilhamento de bicicletas, mas também pode ser adaptado em bicicletas de uso pessoal. A ideia também é recompensar com créditos de limpeza do ar as pessoas que pedalam com mais frequência e usam o sistema, isso seria controlado por aplicativo que coleta os dados do ciclista, permitindo estabelecer metas e acompanhar seus créditos.

O Projeto da Rolloe rendeu a Kristen Tapping o prêmio Design Innovation in Plastics 2020, agora ela está trabalhando junto a uma startup para um possível lançamento no mercado em 2022.

(Designboom)

Admin

26 Janeiro 2021

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um dos maiores eventos da indústria da bicicleta terá em 2021 uma versão híbrida com edição virtual acontecendo em simultaneidade com a tradicional Taipei Cycle Show, no Taipei Nangang Exhibition Center, em Taiwan