DEBATE SOBRE OS IMPACOS POSITIVOS DA BICICLETA NOS PLANOS DE MOBILIDADE EM MANAUS

DEBATE SOBRE OS IMPACOS POSITIVOS DA BICICLETA NOS PLANOS DE MOBILIDADE EM MANAUS

“O que você quer para a ‘bicicleta’ nas eleições em Manaus?”. Foi com esse questionamento que o movimento Pedala Manaus realizou no mês de julho a primeira oficina ‘Bicicleta nos Planos’. O evento contou com a participação dos pré-canditados a prefeitura da capital amazonense, como também de representantes das instituições municipais ligadas a infraestrutura e mobilidade urbana, além de pessoas interessadas no assunto.

O evento foi conduzido por Guilherme Tampiere, da União dos Ciclistas do Brasil (UCB) responsável por apresentar a realidade da mobilidade urbana em outras cidades do país e ainda apresentou um detalhado guia para a inclusão da bicicleta nos planos da cidade. “A bicicleta é um vetor de mobilidade em relevância no cenário atual. Com base nisso nasceu os programas Bicicleta nos Planos e Bicicleta nas Eleições. Projetos nacionais em que Manaus foi selecionado, por isso que estamos acompanhando com detalhes e ofertando a oficina para a sociedade”, explicou.

A coordenação do Pedala Manaus, apresentou durante a oficina, pesquisas que o movimento realizou nos último cinco anos na cidade, infraestrutura, lutas e demais atividades. Leonardo Aragão um dos coordenadores do movimento manauara  apontou que na cidade uma grande parcela da população utiliza a bicicleta como meio de transporte: “Qualquer pessoa pode observar que nas ruas sempre há um ciclista. Mesmo sem nenhuma infraestrutura, muitos utilizam o modal como meio de transporte. Muitos deles não são engajados nos movimentos, não sabem das normas. Precisamos de políticas públicas que cheguem a essas pessoas”, disse.

O movimento ‘Pedala Manaus’, realizará outras oficinas com o intuito de discutir e mobilizar a comunidade para os temas ligados à mobilidade urbana. O movimento, como já vem acontecendo em outras cidades do país, levará uma carta aos  os candidatos à prefeitura de Manaus para que estes se comprometam  a incluir a mobilidade urbana e o modal da bicicleta em seus planos de governo.

foto: Márcio Silva

(Fontes: A Critica / Pedala Manaus)

Admin

25 Julho 2016

Mobilidade

Comentários

Destaque

Estudo da Ernst & Young LLP encomendado pela UCI apresenta dados sobre o impacto produzido por seus 4 principais eventos do calendário . Os eventos impulsionam a economia local e funcionam como incentivo para que mais pessoas se envolvam com o esporte