“O que você quer para a ‘bicicleta’ nas eleições em Manaus?”. Foi com esse questionamento que o movimento Pedala Manaus realizou no mês de julho a primeira oficina ‘Bicicleta nos Planos’. O evento contou com a participação dos pré-canditados a prefeitura da capital amazonense, como também de representantes das instituições municipais ligadas a infraestrutura e mobilidade urbana, além de pessoas interessadas no assunto.
O evento foi conduzido por Guilherme Tampiere, da União dos Ciclistas do Brasil (UCB) responsável por apresentar a realidade da mobilidade urbana em outras cidades do país e ainda apresentou um detalhado guia para a inclusão da bicicleta nos planos da cidade. “A bicicleta é um vetor de mobilidade em relevância no cenário atual. Com base nisso nasceu os programas Bicicleta nos Planos e Bicicleta nas Eleições. Projetos nacionais em que Manaus foi selecionado, por isso que estamos acompanhando com detalhes e ofertando a oficina para a sociedade”, explicou.
A coordenação do Pedala Manaus, apresentou durante a oficina, pesquisas que o movimento realizou nos último cinco anos na cidade, infraestrutura, lutas e demais atividades. Leonardo Aragão um dos coordenadores do movimento manauara apontou que na cidade uma grande parcela da população utiliza a bicicleta como meio de transporte: “Qualquer pessoa pode observar que nas ruas sempre há um ciclista. Mesmo sem nenhuma infraestrutura, muitos utilizam o modal como meio de transporte. Muitos deles não são engajados nos movimentos, não sabem das normas. Precisamos de políticas públicas que cheguem a essas pessoas”, disse.
O movimento ‘Pedala Manaus’, realizará outras oficinas com o intuito de discutir e mobilizar a comunidade para os temas ligados à mobilidade urbana. O movimento, como já vem acontecendo em outras cidades do país, levará uma carta aos os candidatos à prefeitura de Manaus para que estes se comprometam a incluir a mobilidade urbana e o modal da bicicleta em seus planos de governo.
foto: Márcio Silva
(Fontes: A Critica / Pedala Manaus)
25 Julho 2016
Mobilidade