CURITIBA TESTA EMBARQUE DE BICICLETAS EM ÔNIBUS BIARTICULADO

CURITIBA TESTA EMBARQUE DE BICICLETAS EM ÔNIBUS BIARTICULADO

 A  Prefeitura de Curitiba iniciou, no mês de junho, os testes  para o embarque de bicicletas em ônibus biarticulados. O projeto, batizado de BRT Bike,  iniciou  a avaliação em  um ônibus expresso da linha 303 Centenário/Campo Comprido, de 21 km, se aprovado, deve ser estendido a outras linhas.

Para o projeto, o biarticulado DE 710 foi adaptado para transportar duas bicicletas simultaneamente, o veículo recebeu um adesivo com uma bicicleta na frente e na lateral para facilitar a identificação, próximo à porta de embarque há adesivos informando os horários e terminais de acesso.

O espaço para as bicicletas fica perto da porta 5, nos fundos do ônibus, aonde a  bicicleta é acomodada em posição vertical e presa por cintos de segurança. O objetivo é aumentar a segurança sem comprometer o espaço dentro do veículo de transporte coletivo, cada ciclista é responsável por travar a sua bicicleta com o cinto de segurança

No inicio das operações, o embarque será restrito apenas à estação-tubo da Praça Rui Barbosa e aos terminais do eixo leste/oeste: Campo Comprido; Campina do Siqueira; Capão da Imbuia; Vila Oficinas e Centenário. Os horários permitidos para o transporte das bicicletas são: das 9h às 11h; das 14h às 16h30; e depois das 20h. Nos fins de semana não há restrições.

Segundo a prefeitura de Curitiba, o objetivo é evitar os horários de pico, quando o embarque poderia ser dificultado pelo maior número de passageiros. O projeto pretende, no período de testes, avaliar a demanda dos ciclistas e o impacto na operação do sistema de transporte.

A iniciativa, de acordo com a administração municipal, é fortalecer a integração entre modais de deslocamento. Outras ações foram tomadas neste sentido, como, por exemplo, a implantação da Via Calma, a instalação de 228 vagas de em paraciclos de terminais de ônibus, e a autorização para transporte das bicicletas em 60 táxis.

Projeto BRT Bike começou a ser testado em Curitiba (Foto: Maurilio Cheli/SMCS/Divulgação)

(Fontes: Pref. Municipal de Curitiba / Blog do Ponto de Ônibus)

Admin

25 Julho 2016

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um engenheiro italiano desenvolveu um protótipo de uma bicicleta com rodas sem raios que pode ser dobrada como se fosse um guarda-chuvas. Feita de alumínio, a bicicleta foi criada por Gianluca Sada, que patenteou o sistema inovador de aros que dispensa os tradicionais raios das rodas comuns de bicicletas e motocicletas