CURITIBA TESTA EMBARQUE DE BICICLETAS EM ÔNIBUS BIARTICULADO

CURITIBA TESTA EMBARQUE DE BICICLETAS EM ÔNIBUS BIARTICULADO

 A  Prefeitura de Curitiba iniciou, no mês de junho, os testes  para o embarque de bicicletas em ônibus biarticulados. O projeto, batizado de BRT Bike,  iniciou  a avaliação em  um ônibus expresso da linha 303 Centenário/Campo Comprido, de 21 km, se aprovado, deve ser estendido a outras linhas.

Para o projeto, o biarticulado DE 710 foi adaptado para transportar duas bicicletas simultaneamente, o veículo recebeu um adesivo com uma bicicleta na frente e na lateral para facilitar a identificação, próximo à porta de embarque há adesivos informando os horários e terminais de acesso.

O espaço para as bicicletas fica perto da porta 5, nos fundos do ônibus, aonde a  bicicleta é acomodada em posição vertical e presa por cintos de segurança. O objetivo é aumentar a segurança sem comprometer o espaço dentro do veículo de transporte coletivo, cada ciclista é responsável por travar a sua bicicleta com o cinto de segurança

No inicio das operações, o embarque será restrito apenas à estação-tubo da Praça Rui Barbosa e aos terminais do eixo leste/oeste: Campo Comprido; Campina do Siqueira; Capão da Imbuia; Vila Oficinas e Centenário. Os horários permitidos para o transporte das bicicletas são: das 9h às 11h; das 14h às 16h30; e depois das 20h. Nos fins de semana não há restrições.

Segundo a prefeitura de Curitiba, o objetivo é evitar os horários de pico, quando o embarque poderia ser dificultado pelo maior número de passageiros. O projeto pretende, no período de testes, avaliar a demanda dos ciclistas e o impacto na operação do sistema de transporte.

A iniciativa, de acordo com a administração municipal, é fortalecer a integração entre modais de deslocamento. Outras ações foram tomadas neste sentido, como, por exemplo, a implantação da Via Calma, a instalação de 228 vagas de em paraciclos de terminais de ônibus, e a autorização para transporte das bicicletas em 60 táxis.

Projeto BRT Bike começou a ser testado em Curitiba (Foto: Maurilio Cheli/SMCS/Divulgação)

(Fontes: Pref. Municipal de Curitiba / Blog do Ponto de Ônibus)

Admin

25 Julho 2016

Mobilidade

Comentários

Destaque

Até 2030 o mercado de bicicletas deverá manter-se em alta. Na Europa a estimativa é que daqui a dez anos sejam comercializadas aproximadamente 30 milhões de unidades o que levará as vendas de bicicletas a mais de duas vezes o número de automóveis atualmente emplacados por ano na União Europeia