CURITIBA COMEÇA A IMPLANTAR CICLOFAIXAS TEMPORÁRIAS PROMOVENDO MOBILIDADE EM TEMPOS DE COVID

CURITIBA COMEÇA A IMPLANTAR CICLOFAIXAS TEMPORÁRIAS PROMOVENDO MOBILIDADE EM TEMPOS DE COVID

Como forma de prevenção e controle da Covid-19 a prefeitura de Curitiba está adotando soluções em busca de reduzir o contato das pessoas e aumentar a circulação. Uma das opções adotada pela capital paranaense foi a de ampliar o sistema de circulação de pedestres e ciclistas na área do entorno do Mercado Municipal.
O projeto proposto pelo Ippuc – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, levou a implantação de uma ciclofaixa temporária no trecho da Avenida Sete de Setembro, desde a rua Mariano Torres até a rua da Paz, ao lado do Mercado Municipal. A estrutura será sinalizada com a pintura do pavimento e cones ao longo do trecho que fará conexão com a ciclovia existente na rua Mariano Torres.
Para incentivar a que os cidadãos usem a bicicleta, serão instalados paraciclos em frente ao Mercado. Para atender um outro público, o dos motociclistas dos serviços de delivery que tiveram aumento de demanda na pandemia, foram criadas áreas de estacionamento na Rua da Paz.
A Rua General Carneiro terá alteração na configuração dos estacionamentos e serão implantados gradis e sinalização para os clientes do Mercado e do comércio local. Também haverá na via uma faixa compartilhada e sinalizada para ciclistas.
O projeto do entorno do Mercado é o primeiro, entre uma série de ações em estudo pelo Ippuc, para implantação em outras áreas da cidade. A intervenção fortalece a economia local e auxilia os comerciantes do entorno do Mercado Municipal, onde há muitos estabelecimentos de vendas de embalagens e produtos similares que tiveram maior procura com o aumento da demanda por deliveries de alimentos e outras entregas.
“O objetivo é garantir aos clientes do comércio da região mais uma opção de mobilidade limpa e segura e espaço maior nos passeios para que seja possível manter a distância recomendada pela Saúde, bem como o número de pessoas dentro dos estabelecimentos, evitando aglomerações”, explica o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
Ainda segundo Jamur: “São medidas importantes para a prevenção e controle do novo coronavírus que possibilitam o distanciamento físico, em locais de aglomeração de pessoas, e também servem de incentivo à mobilidade ativa, evitando a sobrecarga do transporte público”. O projeto conta com o suporte da Setran, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

fotos: Prefeitura de Curitiba / Hebi B.-Pixabay

(Prefeitura de Curitiba)

Admin

03 Junho 2020

Mobilidade

Comentários

Destaque

Fabricantes europeus estão fazendo um movimento de retorno, levando suas produções para mais perto da sua rede de distribuição na Europa. Agilidade nas entregas e possibilidade de atender a costumização estão sendo levados em conta por grandes players do setor