COPENHAGHE PEDALA PARA NEUTRALIZAR EMISSÕES CARBONO EM 2025

COPENHAGHE PEDALA PARA NEUTRALIZAR EMISSÕES CARBONO EM 2025

A mobilidade sustentável, é um dos principais tópicos considerados no plano Carbono Neutro 2015 elaborado pelos administradores da cidade de Copenhague com o objetivo de se torna-la a primeira capital do mundo a ter um saldo neutro de emissões de carbono. Com uma série de melhorias no desenho urbano e adotando medidas que favorecem a mobilidade sustentável, transformaram a cidade na capital mundial do ciclismo urbano. 

Esses são os planos de Copenhague até 2025:

.Os transportes deverão ter o saldo de emissões de carbono neutro;
. Aumento de 20% no número de usuários de transporte público em relação a 2009;
. Fazer com que 50% dos deslocamentos casa-trabalho sejam realizados de bicicleta;
. 75% dos deslocamentos totais deverão ser realizados a pé, de bicicleta ou de transporte público;
. 20% a 30% dos veículos leves deverão usar novos combustíveis;
. 30% a 40% dos veículos pesados deverão usar novos combustíveis.

Em mais de uma ocasião a cidade se destacou  entre as mais amigáveis do mundo em relação ao ciclismo urbano, segundo o blog dinamarquês Copenhagenize Design Co que em 2011 lançou o ranking das 20 cidades do mundo mais amigáveis com  a bicicleta, Copenhague figurou na primeira posição  em 2013 e 2015 e também em uma pesquisa da Mother Nature Network.

Outra boa medida do plano, e  que tem sido servido como exemplo  para outras cidades de todo o mundo, estabelece que cada novo edifício tenha uma cobertura verde. Deste modo, busca-se reduzir a temperatura do ambiente urbano e absorver de 50% a 80% das águas pluviais. O plano também considera transformar a região de San Kjeld no primeiro bairro totalmente sustentável da cidade.

Foto: © Flickr Mikael Colville-Andersen. Licença CC BY-NC-ND 2.0

(Arch Daily)

Admin

10 Outubro 2016

Mobilidade

Comentários

Destaque

No Rio Grande do Sul legisladores aprovam projeto de lei que prevê ciclovias em todos os projetos rodoviários ou em estradas em fase de construção