CONHEÇA A ARTE E A CIDADE DE PORTINARI PEDALANDO

CONHEÇA A ARTE E A CIDADE DE PORTINARI PEDALANDO

Pedalar pelas ruas e observar as paisagens vislumbradas nas obras do artista plástico Cândido Portinari é uma das atrações que passaram a ser oferecidas aos visitantes do Museu Casa de Portinari em de Brodowski, interior de São Paulo.

Com o projeto Pedalando com o Museu, quem visitar o Museu Casa de Portinari pode redescobrir, de bicicleta, novas formas de interpretar paisagens que inspiraram o artista na cidade em que ele nasceu e passou a infância antes de se tornar um dos expoentes da pintura no século 20.
Parte dos “Caminhos de Portinari”, o circuito contempla lugares por onde o criador de “Guerra” e “Paz” passava e que ficaram eternizados na memória dele, até que se tornaram obras de arte e poemas, como explica Angélica Fabbri, diretora executiva do museu.
“A ideia é que possa ter uma continuidade para o visitante depois de ele visitar o museu. É uma outra experiência não só para conhecer a cidade, mas também para o visitante conhecer um pouquinho de paisagens que estão eternizadas nas obras de Portinari. Conseguimos ter esse encontro diferente com Portinari quando a pessoa faz esse circuito”, afirma a diretora do museu.,

A Casa de Portinari, onde agora está localizado o museu, foi o local onde os pais do artista plástico se estabeleceram após deixarem a Fazenda Santa Rosa e onde ele deu início aos seus trabalhos.

De terça a domingo das 9h às 18h, e às quartas-feiras com horário estendido até as 20h, é possível conhecer o  projeto “Pedalando com o Museu”  que  possibilita a crianças e adultos percorrerem em bicicleta os principais pontos que inspiraram o artista, em sua terra natal. Ao longo do trajeto, o visitante também pode aproveitar as paisagens da cidade ou as “7 Maravilhas de Brodowski”, conhecer os diversos murais à mostra pelos bairros; produções realizadas por artistas plásticos da cidade ou convidados de outras cidades, que compõem a “Galeria a Céu Aberto” que funciona como polo de fomento à expressão artística.

O tour pode ser finalizado na exposição a céu aberto Giardino Portinari, local que apresenta cerca de 20 réplicas de obras de Portinari, em um quarteirão temático, arborizado, aberto ao público e dividido em núcleos. A mostra conta, inclusive, com recursos de acessibilidade e projeto luminotécnico que permite visitações no período noturno. Um lugar de arte, conhecimento e diversão, localizado no final da Avenida Dr. Rebouças (em frente à rotatória que dá acesso aos bairros Bom Jardim e Quebec).

Visitação: O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski/SP, e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras em h horário é estendido até às 20h.

Para mais informações, é possível entrar em contato com o museu pelo telefone (16) 3664-4284 ou contato@museucasadeportinari.org.br

Fotos: acervo Museu Casa de Portinari

(Museu Casa de Portinari - divulgação)

Admin

23 Maio 2023

Mobilidade

Comentários